top of page

Projetos Solares no Leilão A-6 de 2019


Com a proximidade do Leilão A-6 de 2019 que será realizado no dia 18 de outubro, a equipe do ePowerBay vem fazendo análises e publicações para auxiliar os agentes do mercado de energia brasileiro.

A primeira publicação referente aos projetos do Leilão A-6 foi feita pela ANEEL divulgando as DRO com intenção de participar do leilão. Os documentos estão disponíveis nos links:

Após a Aprovação do Edital foi publicado a Análise da TUST/Dg com as tarifas de transmissão e distribuição dos projetos do leilão.

Para a fonte eólica foi feita uma publicação especial sobre os Fabricantes de Aerogeradores, mostrando a quais foram utilizados para o cadastramento no certame deste ano.

Na última semana foi divulgado pelo MME a Garantia Física e o ePowerBay divulgou em seguida a Análise dos Projetos Hidráulicos, cobrindo as usinas do tipo UHE, PCH e CGH.

Agora a uma semana da realização do leilão o ePowerBay divulga esta análise especial da Fonte Solar Fotovoltaica.

Portanto, para o melhor aproveitamento das informações divulgadas nesta publicação, é importante estar logado na plataforma ePowerBay.

Fonte Solar Fotovoltaica

O ePowerBay identificou um total de 831 projetos solares com 29.920 MW de potência, variando de 5 até 300 MW e resultando em uma média de 36 MW por projeto. A fonte representa 30,7% da capacidade instalada total do leilão.

Sendo assim, o usuário pode utilizar o filtro disponível para escolher quais tipos de usina gostaria de visualizar nos gráficos. Bem como, também pode clicar nos gráficos de barras, pizza ou nos projetos representados no mapa para obter a representação dinâmica desejada.

A Aurora Energia é a empresa que possui a maior capacidade instalada de projetos solares do leilão, seguida da SER, Solatio, Sowitec e Casa dos Ventos.

A Enerlife foi vencedora do Leilão A-4 e possui 760 MW em projetos para a disputa do A-6, entre eles o mesmo complexo vencedor do último certame, Milagres. Os projetos vencedores do leilão assim como o portfólio de projeto da Enerlife foi vendido a Lightsource BP.

A empresa CEI foi a outra vencedora com o projeto Jaíba SE1. Ao qual também está cadastrado para este leilão e possui no total 160 MW cadastrados em Minas Gerais.

Estes projetos fazem parte de um complexo de mais de 240 MW, aonde parte dos projetos venceram o Leilão A-4 de 2018 e foram negociados junto a Canadian Solar.

Localização dos projetos solares no Brasil

Os projetos solares estão localizados em 11 estados do Brasil. Sendo a Bahia o estado com a maior potência cadastrada, seguido do Piauí e Rio Grande do Norte. Sendo assim, a equipe do ePowerBay elaborou o mapa dos projetos do leilão e os projetos solares podem ser observados na imagem abaixo.

O arquivo Google Earth com interatividade e informação detalhada de todos os projetos hídricos do leilão e também das outras fontes pode ser acessado exclusivamente por assinantes ePowerBay fazendo download no caminho: BI > Download Files.

O Scatter Plot abaixo mostra a relação entre TUST/Dg (eixo x) e Fator de Capacidade (eixo y) dos projetos solares. Sendo o tamanho do círculo proporcional a potência de cada projeto e as cores relacionadas ao estado.

Portanto, é possível notar uma relação entre valor de TUST/Dg e estado, sendo que cada estado possui uma faixa limitada de valor de TUST/Dg.

451 visualizações
Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page