top of page

Garantia Física dos projetos do Leilão A-6


O Leilão A-6 de 2019 será realizado no dia 18 de outubro, e o MME publicou nesta quarta-feira 02 de outubro o último documento em relação às características técnicas dos projetos que participarão do certame: Garantia Física.

Foram divulgadas as portarias 294, 295, 296, 297 e 298 de 2019 que tratam das garantias físicas de projetos do tipo UHE, PCH, CGH, EOL, UFV e UTE referentes a 1.678 projetos que totalizam 48.738 MW médios de garantia física, conforme mostra a tabela abaixo.

Juntando as publicações de DRO, TUST/Dg e Garantia Física, o leilão possui um total de 1.822 projetos totalizando 97.612 MW de capacidade instalada. As usinas eólicas possuem a maior quantidade de projetos com 845 e mais de 25.000 MW de capacidade instalada e as usinas termelétrica possuem a maior capacidade instalada total com mais de 41.000 MW em 78 projetos.

Fazendo a comparação da parcela de potência e garantia física destes projetos, vemos que as usinas termelétricas possuem uma participação maior na garantia física (60%) e na capacidade instalada (38%) em relação às outras fontes por conta das usinas a gás natural que possuem alta potência e não possuem variabilidade sazonal, possuindo um alto fator de capacidade.

Está disponível na plataforma a análise do Fator de Capacidade dos projetos eólicos e solares, no link acima com acesso exclusivo a assinantes da plataforma.

Obs.: Estando logado no sistema, o link direciona direto para a pagina dos infograficos.

Produtos Ofertados pelo ePowerBay

Com a proximidade do Leilão, os estudos relacionados às disputas estão mais apurados. Levando em consideração todos os dados publicados sobre Cadastramento, DRO, Notas Técnicas, TUST/Dg e Garantia Física é possível através da Plataforma, analisar a disputa pela conexão e relacionar os projetos mais competitivos.

O ePowerBay possui em sua base de dados, diversas informações referentes a fabricantes de equipamentos e serviços, logística, infraestrutura, projetos em Construção/Operação e correlacionando estes parâmetros é possível identificar as vantagens competitivas para dos projetos que estão disputando o leilão.

Possui projetos cadastrados no Leilão?

Saiba mais sobre a disputa e o nível de competitividade do seu projeto!

Entre em contato com nossa equipe e conheça nossos trabalhos. Estamos prontos para auxiliá-los.

420 visualizações
Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page