top of page

Projetos Hidráulicos do Leilão A-6


Projetos Hidráulicos do Leilão A-6

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou na última semana a Garantia Física dos projetos do Leilão A-6 de 2019 que será realizado no dia 18 de outubro.

Juntando as publicações de DRO, TUST/Dg e Garantia Física, o leilão possui um total de 1.822 projetos totalizando 97.740 MW de capacidade instalada. As usinas eólicas possuem a maior quantidade de projetos com 845 e mais de 25.000 MW de capacidade instalada. Bem como, as usinas termelétrica possuem a maior capacidade instalada total com mais de 41.000 MW em 78 projetos.

A Bahia é o estado com a maior capacidade instalada. Sendo seguida do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais, completando os 10 estados com maior capacidade instalada entre todas as fontes que estão em disputa no certame.

Todos os projetos estão cadastrados na plataforma ePowerBay e o usuário pode visualizar todas as informações detalhadas de cada projeto do leilão. Bem como, para os assinantes está disponível o relatório completo. Eles possuem links diretos para os projetos e para os infográficos dinâmicos feitos especificamente para o Leilão A-6.

Projetos Hidráulicos

Neste leilão irão participar projetos hídricos do tipo UHE com potência menor que 50 MW, PCH com potência entre 5 MW e 30 MW e CGH com potência menor que 5 MW. O ePowerBay possui identificado um total de 68 projetos hídricos com 1.002 MW de potência. Sendo assim, 5 usinas do tipo UHE, 49 usinas PCH e 14 usina CGH.

Em relação a capacidade instalada dos projetos, a fonte hídrica representa 1% do total e em relação a quantidade de projetos. Sendo assim, a fonte representa 3,7% do total entre todas as fontes do leilão.

Localização dos Projetos

Os projetos hídricos estão localizados em 12 estados do Brasil, sendo Goiás o estado com a maior potência cadastrada, seguido do Pará, Mato Grosso e Paraná. A equipe do ePowerBay elaborou o mapa dos projetos do leilão e os projetos hídricos podem ser observados na imagem abaixo à esquerda.

Duas usinas UHE estão localizadas no estado de Goiás, além de outras PCH e CGH. Dessa maneira, deixando o estado com a maior capacidade instalada na fonte hídrica. Nota-se uma grande concentração de projetos CGH e PCH nos estados do Sul do país.

O arquivo Google Earth com interatividade e informação detalhada de todos os projetos hídricos do leilão e também das outras fontes pode ser acessado exclusivamente por assinantes ePowerBay fazendo download no caminho: BI > Download Files.

205 visualizações
Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page