Projetos de Energia Renovável: Março de 2020

Projetos de Energia Renovável: Março de 2020


A equipe do ePowerBay acompanha diariamente as atualizações sobre os projetos de energia renovável publicados no Diário Oficial da União (DOU) pelo Ministério de Minas Energia (MME), não somente mas também, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).


Existe na plataforma o Dashboard do Acompanhamento do Mercado de Projeto (Market Follow Up) com os projetos de energia renovável ordenados por data de assinatura para a Emissão DRO (página 01) e para a Emissão de Outorgas (página 02) Acesse e acompanhe em detalhes as informações compiladas neste estudo.


Despacho de Requerimento de Outorga (DRO)


No mês de março de 2020 foram cadastrados um total de 63 novos despachos de DRO com mais de 2.545 MW de capacidade instalada sendo que a fonte solar recebeu a maior parcela de potência com 67,5% do total.



Empreendimentos Solares Fotovoltaicos (UFV)


A fonte solar recebeu 1.717 MW de potência em 46 projetos na Bahia, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.


A Celeo Redes cadastrou 10 projetos de 327 MW de capacidade instalada pertencentes ao complexos Celeo Barreiras na Bahia.


A relação de todos os projetos e players está no relatório completo exclusivo a assinantes.


Empreendimentos Eólicos (EOL)


A fonte eólica recebeu 828 MW de potência em 17 projetos nos estados do Maranhão e Rio Grande do Norte com 02 fornecedores de turbinas eólicas.


A Casa dos Ventos cadastrou 14 projetos de 588 MW de capacidade instalada total representando 71% do total da fonte no mês referentes ao complexo Ventos de Santa Tereza no município de Pedro Avelino no Rio Grande do Norte, todos os projetos com turbinas Vestas.


AA relação de todos os projetos, bem como, players está no relatório completo exclusivo a assinantes.


Emissão de Outorga - Mercado Livre (ACL)


No mês de março foram emitidas 46 novas outorgas com 1.814 MW de potência de projetos de geração de energia no Ambiente de Contratação Livre - ACL de projetos eólicos (EOL), hídricos (PCH), solares fotovoltaicos (UFV) e térmicos (UTE).



O UFV (fonte solar fotovoltaica) emitiu 69,5% das novas outorgas nos estados da Bahia, Minas Gerais e Piauí com 836 MW de capacidade instalada.


O EOL (fonte eólica) emitiu 27,3% das novas outorgas no estado do Rio Grande do Norte com 155 MW de capacidade instalada.


O PCH (fonte hídrica) emitiu 03 novas outorga nos estados de Minas Gerais e Paraná com 23,2 MW de capacidade instalada


Todavia, o UTE (fonte térmica) emitiu 01 nova outorga no estado de Pernambuco com 35 MW de capacidade instalada.


Empreendimentos Solares Fotovoltaicos (UFV)


A fonte solar fotovoltaica possui 30 outorgas emitidas nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte pelas empresas FRS Energia, Internacional Energias Renováveis, SER, entre outras.


A relação de todos os projetos, bem como, players está no relatório completo exclusivo a assinantes.


Empreendimentos Eólicos (EOL)


A fonte eólica possui 12 outorgas emitidas nos estados da Bahia e Rio Grande do Norte pelas empresas Voltalia e Brennand Energia.


A relação de todos os projetos, bem como, players está no relatório completo exclusivo a assinantes.


Emissão de Outorga - Mercado Regulado (ACR)


No mês de março foram emitidas 24 novas outorgas com 758 MW de potência de projetos de geração de energia no Ambiente de Contratação Regulado - ACR de projetos eólicos, hídricos, solares fotovoltaicos, bem como, térmicos.



A fonte eólica (EOL) emitiu 61,8% das novas outorgas no estado do Rio Grande do Norte com 469 MW de capacidade instalada.


Todavia, a fonte solar fotovoltaica (UFV) emitiu 27,7% das novas outorgas nos estados da Bahia, Minas Gerais e Piauí com 210 MW de capacidade instalada.


A fonte térmica (UTE) emitiu 02 novas outorga nos estado da Bahia e São Paulo com 77 MW de capacidade instalada, sendo 01 a biomassa e 01 a gás natural.


Sendo assim, a fonte hídrica (CGH) emitiu 01 novas outorga no estado de Santa Catarina com 2 MW de capacidade instalada.



Operação Comercial


Entrou em operação comercial 1.635 MW de potência de 94 unidades geradoras em 09 estados e 05 tipos de usina. Os contratos referentes ao 21º LEN de 2015 somaram 1.515 MW referentes a UTE Porto de Sergipe da Celse.


ePowerBay

O estudo pode ser baixado diretamente na plataforma pelos assinantes ePowerBay, que também têm acesso aos infográficos dinâmicos criados pela nossa equipe. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, entre em contato.


Banner Site 240x400.jpg
Posts Recentes
Arquivo