Mapa de Projetos de Geração de Energia e Infraestrutura

Com todas as movimentações ocorrendo no setor elétrico brasileiro que afetam os projetos de geração de energia, como a aprovação da MP 998/2020 que elimina os subsídios das fontes incentivadas e os leilões de energia com os cronogramas definidos para 2021, a equipe do ePowerBay preparou um mapa com todos os projetos de geração de energia do Brasil, assim como as linhas de transmissão e subestações do Sistema Interligado Nacional - SIN.


Os arquivos completos são de acesso exclusivo dos assinantes ePowerBay e já estão disponíveis na plataforma para download, porém estamos abrindo parte desses arquivos para o mercado, que pode ser baixado pelo link no final deste artigo.


Mapa de Infraestrutura


Para o desenvolvedor de projetos, investidor ou prestador de serviços, é essencial ter as informações dos pontos de conexão mais próximos e traçado das linhas de transmissão, para poder estimar custos de projetos, estratégia para leilões e mapear os possíveis concorrentes nas subestações.

O mapa ilustrado na figura abaixo possui informações da concessão, ano de entrada em operação, com a estruturação das pastas mostradas na imagem ao lado, sendo divididos em Existentes e Planejados, tanto para Subestações quanto para Linhas de Transmissão.




Mapas de Projetos


Os projetos estão primeiramente classificados por estágio (DRO, Outorga e Operação). A segunda classificação é por tipo de usina (CGH, EOL, PCH, UFV, UHE, UTE, UTN) sendo que as usinas térmicas, as UTE, possuem uma terceira classificação pelo tipo de combustível. A imagem a seguir mostra o mapa com todos os projetos.



Os projetos que estão no arquivo Google Earth são referentes a todos os cadastros na ANEEL, com cruzamento de informações do ONS, EPE, CCEE e da base de dados própria da ePowerBay. Clicando nos projetos é possível visualizar diversas informações técnicas e legais.



Os projetos térmicos possuem 2 níveis de classificação de acordo com a ANEEL, sendo sendo Fonte Nível 1 e Fonte Nível 2.


Para as térmicas a biomassa, as fontes nível 1 são floresta, resíduos sólidos urbanos, resíduos animais, biocombustíveis líquidos e agroindustriais. A fonte nível 2 nós chamamos de combustível, e são divididos em biogás de floresta, biogás de resíduos sólidos urbanos, bagaço de cana-de-açúcar, etanol, cavaco de madeira, etc.


Para as térmicas a combustível fóssil, as fontes nível 1 são petróleo, carvão mineral, gás natural e outros fósseis, e os combustíveis são gás de alto forno de petróleo, gás de refineria, óleo diesel, carvão mineral, calor de processo do gás natural, xisto, turfa, etc.


Clique no link a seguir para baixar uma amostra do mapa de projetos de geração de energia do Brasil!

Amostra_Projetos de Geração - ePowerBay
Download • 62KB


Posts Recentes
Arquivo
Editoriais