Geração Distribuída: Evolução da Minigeração no Brasil em Setembro de 2021



Em agosto disponibilizamos um estudo sobre a evolução do mercado da Geração Distribuída (GD), que é o termo utilizado para designar a geração de energia elétrica produzida no local ou próximo do consumidor; sendo adequado para diversas fontes de energia renovável como: energia solar, energia eólica e energia hídrica.


A ePowerBay acompanhou o mercado de GD e utilizou dados disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em sua página da web - BI – ANEEL Geração Distribuída - para realizar um estudo que auxilie os players a mitigar os riscos e realizar análises preliminares para auxiliar na tomada de decisão.


Este presente estudo se refere à entrada em operação das Plantas de Minigeração (maiores que 75 kW) no mês de referência (setembro de 2021), bem como faz uma análise global deste mercado.



1. Resumo do Mercado de Minigeração Distribuída


Minigeração Distribuída é uma central de geração de energia renovável com potência entre 75KW e 5MW, que deve ser conectada a rede de distribuição através de instalações de unidades consumidoras.


A potência total acumulada até o mês de referência é de 1.385 MW, sendo a maior parte de plantas maiores que 1 MW.


O estado de Minas Gerais possui a maior potência instalada, 363,3 MW.


Acesse o ranking pela Plataforma ePowerBay (somente assinantes).



2. Ranking por Minigeração x UF


O presente ranking mostra os estados que tiveram maior potência instalada no mês de referência.


Acesse o ranking pelo seguinte Dashboard



Minas Gerais inseriu mais 4,83 MW com um total de 8 novas plantas. Sendo a maior planta a que está localizada no município de Monte Carmelo (2,5 MW) e foi enquadrada como Geração na Própria Unidade Consumidora (UC).



3. Tarifa de Energia - B3


Disponibilizamos no sistema informações de Tarifas de energia B3 para as distribuidoras, concessionárias e permissionárias.


Os valores apresentados na tabela se referem às tarifas vigentes homologadas pela ANEEL. A alíquota de PIS/COFINS é 5,5% e a de ICMS varia por estados, considerando o consumidor comercial com consumo acima de 200 kWh/mês.


No valor da tarifa cheia não estão contemplados: Taxa de Iluminação Pública e o adicional de Bandeira Tarifária.





4. Novas Soluções para Geração Distribuída da ePowerBay


A busca por regiões com alto potencial para novos projetos de GD é um desafio para os desenvolvedores e é uma tarefa que consome bastante tempo de trabalho, pois é necessário buscar os projetos próximos em operação, indicadores de irradiação solar, pontos de conexão e tensão de barramentos e linhas de distribuição.


Para um projeto de geração distribuída ser competitivo, as informações técnicas dos traçados das linhas de distribuição, carregamento, barramentos e transformadores têm de ser precisas. Ter o conhecimento destas informações reduz o tempo de trabalho e de solicitação de informação junto a distribuidora e aumenta a competitividade do projeto.


Para saber mais informações, dados, gráficos e soluções relacionados a geração distribuída, entre em contato conosco e obtenha acesso a plataforma ePowerBay de maneira completa.

36 visualizações
Posts Recentes