Cronograma dos Leilões A-3 e A-4 de 2021



Após um ano de 2020 muito difícil para o setor elétrico, com o cancelamento dos leilões de energia, começa-se 2021 com muita esperança e com um calendário cheio de atividades, como a publicação do calendário dos leilões de energia para o próximo triênio:


Neste ano teremos os Leilões de Energia Nova (LEN) A-3 e A-4 em junho, e os LEN A-5 e A-6 em setembro.


Vamos detalhar um pouco os principais pontos do LEN A-3 e A-4:


As diretrizes dos leilões foram publicadas na Portaria Normativa nº1 de 2021 pelo Ministério de Minas e Energia.


Participarão destes certames os projetos com as seguintes características e condições:


As distribuidoras têm a obrigação de declarar a necessidade de contratação do dia 22 ao 26 de fevereiro, e os empreendedores possuem um prazo máximo de cadastramento dos projetos de geração até 26 de fevereiro.


Calendário dos leilões de energia de 2021 a 2023


Leilão Energia Existente A-4 e A-5 2020: Projetos e Margem de Escoamento


Leilões de Energia Existente 2020 (LEE) - Principais Projetos e Players



Os projetos que foram cadastrados no Leilão A-4 de 2020 (certame cancelado) poderão requerer o cadastramento e aproveitar a documentação do certame cancelado desde que mantidos inalterados os parâmetros, as características técnicas e as demais informações dos referidos projetos, sendo obrigatório o registro desta opção no AEGE no momento da inscrição do empreendimento.


Aproximadamente no dia 12 de abril, a ANEEL irá publicar a lista de DRO (Deferimento de Requerimento de Outorga) específica para este leilão, e a equipe do ePowerBay irá analisar a lista de projetos e publicar um estudo, juntamente com o mapa em Google Earth para acesso exclusivo dos assinantes da Plataforma ePowerBay.


No dia 26 de abril, o ONS (Operador do Sistema Elétrico Nacional) publicará a Nota Técnica de Capacidade Remanescente de Escoamento dos barramentos candidatos do leilão. Se o barramento não tiver margem de potência, os projetos que solicitaram conexão neste ponto de conexão não serão habilitados, portanto não poderão participar dos leilões. As informações de margem para os respectivos pontos de conexão estarão disponíveis no Portal ePowerBay para acesso exclusivo dos assinantes.


No final de maio, aproximadamente no dia 26, a ANEEL irá publicar os valores de TUST e TUSDg. Estes dados serão muito importantes para o cálculo da competitividade dos projetos. Através destas informações, nossa equipe de engenharia já iniciará os estudos para avaliar quais são os principais candidatos a vencer os leilões ( para mais informações entre em contato no e-mail engenharia@epowerbay.com).


O Ministério de Minas e Energia, através da Secretaria de Planejamento Energético, publicará 15 dias antes do leilão, aproximadamente no dia 10 de junho, a Garantia Física dos empreendimentos participantes.


Com esta última publicação, poderemos calcular a eficiência estimada para cada uma das usinas pelo Fator de Capacidade e com todas estas informações iremos disponibilizar no Portal ePowerBay o Ranking de Competitividade das usinas participantes dos certames, indicando os projetos e as empresas que possuem a maior possibilidade de ganhar os leilões.


Para reservar o seu acesso a este estudo, entre em contato através do e-mail.


contato@epowerbay.com


Finalmente, no dia 25 de junho, serão realizados na sequência os Leilões de Energia Nova A-3 e A-4 pela CCEE.


Mantenha-se atualizado sobre os leilões de energia em 2021 inscrevendo-se em nossa newsletter!



641 visualizações
Posts Recentes
Editoriais