Calendário de leilões de energia de 2021 a 2023



O Ministério de Minas e Energia divulgou a agenda dos leilões de energia elétrica que serão promovidos entre 2021 e 2023. A publicação busca dar previsibilidade para o mercado e para os investidores.


A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE é responsável por operacionalizar os leilões, com coordenação da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.


Para o triênio estão previstos 16 certames, sendo 08 deles em 2021.


Os leilões estão previstos nas seguintes portarias:


Portaria MME nº 435/2020 (Leilões de Energia Nova)


Portaria MME nº 436/2020 (Leilões de Energia Existente)


Segundo despacho da pasta no Diário Oficial da União, na terça-feira (8/12/2020), está estimado para junho de 2021 os chamados leilões A-3 e A-4, enquanto os leilão A-5 e A-6, estão previstos para setembro de 2021.

Ainda estão previstos em 2021 quatro leilões para contratar energia de projetos de geração existentes, os chamados A-4 e A-5 em junho e A-1 e A-2, ambos em dezembro.



Leilão Energia Existente A-4 e A-5 2020: Projetos e Margem de Escoamento


Leilões de Energia Existente 2020 (LEE) - Principais Projetos e Players


Para 2022 e 2023, o governo prevê leilões A-4 em abril e A-6 em setembro, além de leilões de energia existente A-1 e A-2 em dezembro.

Nos leilões de energia nova, investidores poderão inscrever projetos próprios de geração ou disputar a concessão para a construção de empreendimentos hidrelétricos de grande porte. Os vencedores assinarão contratos de longo prazo para venda da produção futura às distribuidoras de energia.

Já os leilões de energia existente são para que as distribuidoras comprem junto a geradores ou comercializadoras energia para atender seus clientes no curto prazo.


Entre em contato com nossa equipe (contato@epowerbay.com) para saber mais sobre os estudos e análises que estão sendo desenvolvidos para estes certames.

Plataforma ePowerBay


O ePowerBay é uma portal online de inteligência de mercado e marketplace para o desenvolvimento e comercialização de projetos de Energias Renováveis no Brasil, proporcionando o acesso rápido e confiável à diversas informações, através de modernas ferramentas de consulta e análise do mercado de geração de energia centralizada e distribuída.


Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio. Entre em contato com nossa equipe.


#LeilãodeEnergia2019 #Energiaeólica

Tags:

684 visualizações
Posts Recentes
Editoriais