top of page

Projetos de Energia Renovável: Abril de 2020

Projetos de Energia Renovável: Abril de 2020


A equipe do ePowerBay acompanha diariamente as atualizações sobre os projetos de energia renovável publicados no Diário Oficial da União (DOU) pelo Ministério de Minas Energia (MME), não somente mas também, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).


Existe na plataforma o Dashboard do Acompanhamento do Mercado de Projeto (Market Follow Up) com os projetos de energia renovável ordenados por data de assinatura para a Emissão DRO (página 01), bem como, para a Emissão de Outorgas (página 02). Acesse e acompanhe em detalhes as informações compiladas neste estudo.


A imagem a seguir mostra as DROs emitidas de Janeiro a Abril de 2020.


Despacho de Requerimento de Outorga (DRO)


No mês de março de 2020 foram cadastrados um total de 123 novos despachos de DRO com mais de 5.378 MW de capacidade instalada sendo que a fonte solar recebeu a maior parcela de potência com 95% do total.



Empreendimentos Solares Fotovoltaicos


A fonte solar recebeu 5.098 MW de potência em 112 projetos na Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Pernambuco.


A Sowitec cadastrou 27 projetos de 770 MW de capacidade instalada pertencentes ao complexos Presidente JK e Minas Sol em Minas Gerais.


A relação de todos os projetos e players está no relatório completo exclusivo a assinantes.


Empreendimentos Eólicos e Térmicos


A fonte eólica recebeu 275 MW de potência em 10 projetos no estado do Ceará e a fonte térmica recebeu 5,7 MW de potência em 01 projeto no estado da Paraíba.


A PEC Energia cadastrou 10 projetos de 275 MW de capacidade instalada total no município de Carnaubal e Guaraciaba do Norte no Ceará, referentes ao complexo Serra da Ibiapaba, todos os projetos com turbinas GE de 2,5 MW de potência, rotor de 116 metros de diâmetro e torres de 90 metros de altura.


A relação de todos os projetos, bem como, players está no relatório completo exclusivo a assinantes.


Emissão de Outorga - Mercado Livre (ACL)


No mês de março foram emitidas 13 novas outorgas com 466 MW de potência de projetos de geração de energia no Ambiente de Contratação Livre - ACL de projetos eólicos (EOL), hídricos (PCH), solares fotovoltaicos (UFV) e térmicos (UTE).



A fonte eólica emitiu 38,7% das novas outorgas no estado do Rio Grande do Norte com 181 MW de capacidade instalada.


Entretanto, a fonte térmica emitiu 01 nova outorga no estado do Paraná com 134,8 MW de capacidade instalada.


A fonte solar fotovoltaica emitiu 28,1% das novas outorgas no estado de Pernambuco com 131 MW de capacidade instalada.


Sendo assim, a fonte hídrica (PCH) emitiu 03 novas outorga nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul com 20 MW de capacidade instalada.


ACL - Empreendimentos Eólicos


A fonte eólica possui 05 outorgas emitidas com 180,6 MW no estado do Rio Grande do Norte.


A Aliança Energia emitiu 03 outorgas de 92,4 MW de capacidade instalada total para o complexo Acauã no município de Santana do Matos. Os projetos se conectam na SE Lagoa Nova II 69 kV e irão operar com turbinas WEG de 4,2 MW de potência, rotor com 147 metros de diâmetro e torres com 125 metros de altura.


A relação de todos os projetos, bem como, players está no relatório completo exclusivo a assinantes.


ACL - Empreendimentos Solares Fotovoltaicos e Térmicos


A fonte solar fotovoltaica possui 04 outorgas emitidas com 131,2 MW de capacidade instalada no estado de Pernambuco e a fonte térmica possui 01 outorga emitida com 134,8 MW no estado do Paraná.


A relação de todos os projetos, bem como, players está no relatório completo exclusivo a assinantes.


Emissão de Outorga - Mercado Regulado (ACR)


No mês de março foram emitidas 34 novas outorgas com 666,6 MW de potência de projetos de geração de energia no Ambiente de Contratação Regulado - ACR de projetos eólicos, hídricos, solares fotovoltaicos e térmicos.



A fonte eólica emitiu 76,6% das novas outorgas no estado da Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte com 510 MW de capacidade instalada.


Todavia, a fonte térmica emitiu 01 outorga de bagaço de cana-de-açúcar no estado de São Paulo com 80 MW de capacidade instalada.


A fonte hídrica (PCH e CGH) emitiu 05 novas outorga nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina com 56,2 MW de capacidade instalada.


Assim sendo, fonte solar fotovoltaica emitiu 01 nova outorga no estado do Rio Grande do Norte com 48,5 MW de capacidade instalada.


ACR - Empreendimentos Eólicos


Todos os projetos tiveram outorgas emitidas através do edital 004/2019 referente ao 30º LEN de 2019.


A EDF é proprietária de 05 projetos com 215 MW de capacidade instalada referentes ao complexo Serra do Seridó no município de Junco do Seridó na Paraíba


Operação Comercial


Entrou em operação comercial 1.409 MW de potência de 234 unidades geradoras em 10 estados e 05 tipos de usina.



 

ePowerBay

O estudo pode ser baixado diretamente na plataforma pelos assinantes ePowerBay, que também têm acesso aos infográficos dinâmicos criados pela nossa equipe. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões, entre em contato.



679 visualizações
Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page