Shell e Gerdau assinam Joint Venture - Nova Ferramenta de Análise

No dia 16 de julho deste ano, a maior empresa produtora de aços no Brasil, a Gerdau Brasil, anunciou uma joint venture com a multinacional petrolífera anglo-holandesa Shell para a para o desenvolvimento de um parque fotovoltaico no município de Brasilândia de Minas, norte de Minas Gerais, de 190 MW de capacidade instalada.


Este acordo entre as empresas marca o início da petroleira Shell no mercado de energia solar no Brasil, e faz parte do plano de descarbonização de ambas as empresas.


O projeto que trata este termo de compromisso é o Aquarii, que será enquadrado como autoprodução e com o excedente sendo vendido no mercado livre (ACL). A Shell Brasil vem aumentando seu portfólio de projetos solares, e já possui outros 4 clusters desenvolvidos além do Aquarii, totalizando 1.835 MW em projetos solares.



Ferramenta de Análise de Transações


A plataforma ePowerBay possui uma ferramenta de análise de transações que ocorrem no mercado de energia brasileiro, chamada “Transaction Database”. As principais transações envolvendo grandes players do setor são gravadas na base de dados e estão à disposição dos usuários do portal. O acesso é feito através da aba “Analysis” no menu superior


Para melhor organização, as transações são divididas em:

  • Projetos (Compra/Venda de projetos)

  • PPA (Contratos de comercialização de energia)

  • Equipamentos (Contratos de fornecimento de equipamentos)

A busca pode ser feita filtrando através de uma das classes citadas acima, ou buscando por todas as classes, conforme mostra a imagem a seguir.



Clicando na transação, é possível visualizar mais detalhes da negociação, como data, classificação (PPA, Projeto, Equipamento), comprador, vendedor, nome do projeto envolvido, fonte, estágio, capacidade e valor. Também é possível abrir os links de matérias externas relacionadas com a transação em questão.


A imagem a seguir mostra as informações da joint venture Gerdau/Shell.





Posts Recentes
Editoriais