Ranking Operacional Eólico e Solar: Agosto de 2020

As informações operacionais referentes ao mês de Agosto de 2020 foram divulgadas pela CCEE e a equipe do ePowerBay compilou, bem como as divulga neste Ranking, que traz informações técnicas, proprietários e os fornecedores de equipamentos.

Ranking Operacional Eólico e Solar


Parques Solares

O FC médio dos 10 parques de melhor eficiência foi de 31,95%, sendo que todos operaram acima de 31,32%.


O parque mais eficiente foi mais uma vez o Sol Maior 2, de propriedade da Lyon Infraestrutura.


Os parques com melhor performance estão todos localizados nos estados da Bahia, Piauí, Minas Gerais e Tocantins e pertencem às empresas:


Os Infográficos podem ser acessados de forma dinâmica através da plataforma, pelo caminho BI -> Dashboards -> (Brazilian Electrical Matrix - Monthly Ranking).


Parques Eólicos

O FC médio dos 10 parques foi de 83,48%, e todos operaram acima de 81,6%.

Os parques com melhor performance estão localizados no estado da Bahia e Rio Grande do Norte e pertencem às empresas:

O parque Ventos de Santo Abraão foi o mais eficiente do mês, com FC de 85,3%.


Os Infográficos podem ser acessados de forma dinâmica através da plataforma, pelo caminho BI -> Dashboards -> (Brazilian Electrical Matrix - Monthly Ranking).


Global - Eólico e Solar

A seguir é apresentado o infográfico que compara as duas fontes. A tabela/gráfico a direita mostra informações dos 10 projetos mais eficientes. Assim sendo, as informações abaixo do mapa, se referem a todos os parques em operação no mês.

Os Infográficos podem ser acessados de forma dinâmica através da plataforma, pelo caminho BI ->Dashboards -> (Brazilian Electrical Matrix - Monthly Ranking).

Os 648 parques eólicos em operação (16,604 GW) tiveram um FC médio de 54,52%, enquanto os 120 parques solares (3,216 GW) tiveram um FC médio de 24,40%.


Também introduzimos uma nova variável nas análises, referente aos dados horários de geração:

  • Análise entre o perfil de geração e o PLD semanal: O valor médio no mês foi de R$ 68,3 / MWh

  • PLD horário: O valor médio no mês foi de R$ 70,91 / MWh


Novidades em nossa publicações


Disponibilizamos um estudo que faz o acompanhamento do mercado nos últimos 12 meses, bem como, também analisa o player com maior quantidade de projetos no ultimo mês.


Baixe o Relatório Agora!

Baixe o Relatório Agora!



A versão completa do estudo esta disponível para download na plataforma, com exclusividade para os assinante. Acesse também por aqui!

Plataforma ePowerBay

O desenvolvimento das ferramentas contidas na plataforma são feitas baseados em nossa experiência de mercado, bem como, na demanda de nossos clientes. Portanto, o objetivo da plataforma é conectar os agentes tornando a negociação mais eficaz e transparente possível. Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio. Tem interesse em conhecer mais? Cadastre-se gratuitamente aqui! Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio. Entre em contato com nossa equipe.


#rankingoperacional #ENERGIASRENOVÁVEIS #Energiaeólica #EnergiaSolar

Banner Site 240x400.jpg
Posts Recentes
Arquivo