Geração Distribuída - Como Identificar Oportunidades Analisando a Rede de Distribuição


A ePowerBay busca sempre evoluir e trazer para o mercado novas ferramentas que possam gerar um diferencial competitivo na análise de oportunidades.


Desta forma desenvolvemos uma nova solução que permite a busca direta por subestações e áreas de interesse para o desenvolvimento de projetos de Geração Distrbuída.


Veja abaixo alguns exemplos de pesquisa que você poderá realizar utilizando as ferramentas do portal ePowerBay.


1. Ferramentas para Análise de Regiões


Através da Plataforma ePowerbay você poderá realizar suas análises de uma determinada região, a partir de uma coordenada geografica, CEP ou até mesmo municipio.


Nossa plataforma irá realizar uma analise automatica da região em um raio de até 30 km e irá informar para você:

  • Informações das Plantas de GD conectadas (tempo de operação, Capacidade, Modalidade, Classe, etc…);

  • Detalhes sobre os transformadores e alimentadores pertencentes a Subestação

  • Informações sócio-econômicas da região analisada;

  • Irradiação solar média;

  • Valor médio da tarifa de energia e cálculo da ERD (Encargo de Responsabilidade da Distribuidora);

  • Mapas de Correntes e Áreas;

  • Impressão do relatório com os resultados;



Também é de fundamental importância o conhecimento sobre os equipamentos de transformação e o conjunto de redes presentes na subestação.


Através do Mapa de Rede de Distribuição de Média Tensão, no formato .kmz (Google Earth) será possível identificar os trechos com suas capacidades de condução em Amperes (A) realçados pelas cores verde, amarela e vermelha e as distância da Subestação (2, 4 e 8 km).


A maior viabilidade de conexão se dá em função da maior proximidade da Subestação e dos trechos com maior capacidade de condução


E para cada segmento do trecho é informado:

A Identificação do Alimentador;

  • O comprimento do segmento;

  • Resistência;

  • Corrente Nominal

  • Tensão de Operação


Além da capacidade de condução, também é importante analisar:

  • A Quantidade de plantas conectadas;

  • A Tensão operacional da rede;


2. Ferramentas para Análise de Subestações


A busca pode ser realizada por meio do nome da subestação, do município ou pela localidade (Latitude e Longitude). Uma vez realizada a busca, é possível acessar informações mais detalhadas na área de informações exclusivas.


Neste caso vamos explorar a SE Brás Cubas, pertencente à EDP SP.


Para analisar o ponto de conexão e de fundamental importância o conhecimento sobre os equipamentos de transformação e o conjunto de redes presentes na subestação.


Por esse motivo, agora é possível através da plataforma obter as principais informações sobre as subestações e os transformadores, sendo elas:

  • Localização da subestação;

  • Número de transformadores;

  • Tensão Primária e Secundária (em kV);

  • Capacidade de transformação (em kVA);

  • Quantidade e descrição dos alimentadores que derivam de cada transformador;

Para os alimentadores compilamos a carga média (dos últimos 12 meses) conectada à eles em MWm.


A imagem a seguir exemplifica as informações descritas.




Também disponbilizamos a possibilidade do download dos Mapas no formato .kmz (Google Earth) das redes de distribuição de Média e Alta Tensão de todas as Distribuídoras do Brasil.




Estes pontos podem afetar na análise de tensão, que devem estar nos limites do PRODIST (1,05 pu).


Estes estudos adicionais podem ser feitos pelos nossos especialistas, contate nos para saber um pouco mais (engenharia@epowerbay.com).



3. Ferramentas para Prospecção de Áreas


A nova legislação prevê a valoração dos custos e benefícios da microgeração e minigeração distribuída na rede, compreendendo as componentes de geração perda, transmissão e distribuição, fazendo-se crucial o conhecimento de:


Características físicas e técnicas dos alimentadores e equipamentos;

● Carga conectada e carregamento das redes;

● Porcentagem de perdas técnicas e não técnicas;


Com as novas regras da Garantia de Fiel Cumprimento, à qual estarão sujeitos os projetos de Minigeração com potência maior que 500 kW, as informações técnicas dos traçados das linhas de distribuição, carregamento, barramentos e transformadores têm de ser precisas. Uma vez que agora é necessário o condicionamento de valores no processo de Solicitação de Acesso.


Desta forma, para o desenvolvimento de projetos de geração distribuída que pretendem se conectar em média tensão é essencial conhecer os alimentadores e a região de interesse.


Pensando na melhoria e maior facilidade de busca, a equipe da ePowerBay desenvolveu uma ferramenta de prospecção das áreas e alimentadores com maior potencial.


Na ferramenta de prospecção é possível visualizar:


● Mapa de Correntes;

● Mapa de Subestações;

● Mapa de Irradiação;

● Mapa da Geração Distribuída;

● Mapa de Visão Geral da Rede.


Disponibilizamos o download dos Mapa de Rede de Distribuição de Alta Tensão, no formato .kmz (Google Earth) onde é possível identificar os trechos e suas respectivas Tensões de toda uma distribuidora.



E para cada segmento do trecho ainda é informado:

  • A Identificação do Circuito;

  • O comprimento do segmento;

  • Resistência;

  • Corrente Nominal;



3. Estudo de Caso: Mogi das Cruzes (SP)


De forma a demonstrar a eficiência da ferramenta foi realizado um estudo de conexão de uma planta de GD de 3 MW no alimentador RBCU 1313 descrito na primeira posição. A seguir são apresentadas informações sobre a subestação e equipamentos - SE Brás Cuba


● 2 Transformadores (88/13,8 kV - 60 MVA)

130TRBCU00019 - 24/07/1988 (60 MVA);

130TRBCU00029 - 24/07/1988 (60 MVA);


O Infográfico a seguir representa o sistema de distribuição local, mostrando o carregamento médio do transformador e dos alimentadores. Também é possível observar o carregamento mensal e valores máximos.



Para um projeto de geração distribuída ser competitivo, as informações técnicas dos traçados das linhas de distribuição, carregamento, barramentos e transformadores têm de ser precisos.


Obter o conhecimento destas informações reduz o tempo de trabalho e de solicitação de informação junto a distribuidora e aumenta a competitividade do projeto.


O desenvolvimento destas ferramentas buscam auxiliar os players a mitigar os riscos e realizar análises preliminares para auxiliar na tomada de decisão. Acompanhamos os aspectos técnicos e regulatórios para analisar os impactos causados no setor e com isso auxiliar nossos clientes da melhor forma possível.


Para saber mais detalhes sobre a atualização da lei e suas consequências, baixe nosso estudo completo sobre geração distribuída: acesso à rede de distribuição com todos os dados, gráficos, cases e soluções.


Nós da ePowerBay oferecemos diversas soluções específicas para auxiliá-los

nestes desafios (plataforma web, estudos e relatórios).

Para se manter atualizado sobre geração distribuída ou de mais informações, entre agora em contato conosco através do site ePowerBay ou no e-mail: comercial@epowerbay.


200 visualizações
Editoriais
Posts Recentes