top of page

GD e o Consumidor B Optante

A Resolução Normativa 414, de 2010 criou a categoria de consumidores B optante, que são consumidores do Grupo A que podem optar pelo faturamento do Grupo B, desde que a potência nominal total dos transformadores seja igual ou inferior a 112,5 kVA.


Posteriormente a Lei 14.300 também abordou a possibilidade de consumidores em média tensão com geração distribuída optarem pelo faturamento do Grupo B, desde que a geração fosse local e a soma das potências nominais dos transformadores da unidade consumidora fosse menor ou igual a 112,5 kVA (§1º, do art. 11 da Lei 14.300).


Mais recentemente a Resolução 1.059 (7 de fevereiro de 2023) trouxe uma nova exigência no inciso. Agora, além da geração local e do transformador menor ou igual a 112,5 kVA, a unidade consumidora com geração distribuída não pode mais alocar ou receber excedentes de energia de unidade consumidora distinta de onde ocorreu a geração de energia elétrica.


Com isso muitos consumidores B optantes estão sendo abordados pelas distribuidoras para readequarem seus sistemas ou modificarem sua classe de geração para o Grupo A, passando a pagar a demanda.


Mesmo com as mudanças na legislação e normativas, ser consumidor B optante ainda é vantajoso, porém é necessário conhecer com mais detalhes os equipamentos do consumidor, seu perfil de consumo e qual o melhor sistema de geração. De forma que todas as exigências sejam atendidas.


Sobre as Redes


Sabendo que a conexão é um ponto sensível, é de grande importância, no momento do dimensionamento do projeto, verificar a infraestrutura referente a rede e transformadores.


Na plataforma ePowerBay ou através de nossa loja é possível consultar de forma rápida todos estes equipamentos.


Tomando como referencia a distribuidora Equatorial PA, que atende o estado do PA, selecionamos o município de Paragominas.


Com os arquivos exclusivos criados por nós fica fácil fazer a análise. Ele apresenta todos os traçados de rede e todos os equipamentos de transformação.


1. Redes de Média Tensão, com seus respectivos alimentadores e destacando suas respectivas correntes nominais e demais informações técnicas. Esta rede em específico possui 14 alimentadores.


2. Equipamentos de Transformação de média tensão para baixa tensão, com suas respectivas capacidades de transformação e informações técnicas.



3. Detalhamento da rede e equipamentos por alimentador, destacando o alimentador PR10.


4. Possibilidade de destacar os trafos de maior capacidade, aqui sendo mostrados os de capacidade maior ou igual a 75 kVA.



5. Informações técnicas contidas nos arquivos, aqui mostrando Transformador 3109833 com capacidade de 75 kVA.



Acessando estes arquivos é possível:

  • Usar as informações para prospectar locais que tenham condições melhor para conexão de plantas maiores;

  • Buscar e analisar os transformadores com capacidade menor ou igual a 112,5 kVA;

  • Caso já tenha o local definido é possível dimensionar um sistema que se adeque a rede, sem necessidade de obras;

Os arquivos ajudam ainda na Redução dos custos relacionados ao deslocamento de equipe até o local para se verificar a rede e os equipamentos.


COMO OBTER OS ARQUIVOS


Através da Loja ( https://loja.epowerbay.com/ )


Acesse a Loja, selecione o produto desejado, selecione o município e adquira o produto.




Acesse a plataforma, através da ferramenta de Análise, faça a busca por Localização e entre com o município de interesse. O Sistema permite fazer download ilimitado dos dados.







688 visualizações

コメント


Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page