Custos de Projetos Eólicos no Mercado Livre

Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise estatística dos valores de custos declarados no REIDI de janeiro de 2019 até setembro de 2021. As relações de custos obtidas não indicam causa, eficiência ou ganho econômico, apenas mostram como valores podem diferenciar quando olhamos através de diferentes perspectivas.

Custos de Projetos Eólicos no Mercado Livre


O Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura (REIDI) é um incentivo fiscal que consiste na suspensão da incidência do PIS e COFINS sobre as aquisições de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos novos, prestação de serviços e materiais de construção para viabilizar a realização de empreendimentos estruturantes.


No Brasil, os projetos de geração de energia possuem uma variedade de peças e equipamentos importados, sendo bastante voláteis ao dólar americano e a sua variação cambial em relação ao real. A cotação do dólar americano para cada projeto foi considerada de acordo com a data de assinatura da portaria do REIDI.


Para descontar a inflação e a variação cambial entre o dólar e o real, os valores apresentados nesta análise foram convertidos de real brasileiro para dólar americano com a data de assinatura da portaria do REIDI sendo considerada no câmbio de cada projeto e em seguida sendo calculado para o Valor Presente Líquido - VPL (Real Value of Money) para o mês de setembro de 2021, para evitar disparidades de diferença cambial entre projetos de diferentes anos.


A análise apresentada não considera a complexidade das obras civis dos projetos, acordos comerciais entre players, ou qualquer outro fator além dos dados publicados pela ANEEL ou pelo MME, sendo um relatório de característica analítica e não conclusiva.


Em 2021, até o mês de setembro, foram enquadrados no REIDI um total 11,2 GW de potência, um aumento de 24% em relação a 2020, e foram cedidos até agora R$ 4,3 bilhões em isenção de impostos, que já representa um aumento de 25,3% em relação ao ano anterior.


O gráfico abaixo mostra a potência total por tipo de usina para os projetos enquadrados no REIDI de janeiro de 2019 à setembro de 2021, para todos os tipos de usinas.



Confira o resumo deste estudo clicando no link abaixo.


Custos de Projetos Eólicos no Mercado Livre

Posts Recentes
Editoriais