top of page

Conheça as principais vantagens da energia solar


A produção de energia elétrica, a partir da incidência do sol, vem crescendo cada dia mais no Brasil e por todo o mundo. Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em 2022, o país ultrapassou a marca de mais de 1 milhão e 300 mil sistemas fotovoltaicos instalados, até o mês de novembro. Além disso, o crescimento do setor nos 11 primeiros meses do ano foi de 59,4%, a partir do salto na sua potência instalada.


Ou seja, o Brasil saiu do número de 13,8 gigawatts (GW) para 22 GW, de potência implementada na fonte solar, com uma média de crescimento de 1 GW ao mês. E mais, esse aumento de forma desenfreada não só mostra como o setor vem ganhando força e adeptos a todo momento, como também foi o responsável por colocar o país em terceiro lugar no ranking de maiores fontes de energia local.


Atualmente, a energia solar fotovoltaica, ainda conforme a ABSOLAR, a partir de dados reunidos junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), representa 10,2% da Matriz Elétrica Brasileira, ficando atrás apenas das energias hídrica e eólica. E para justificar todo esse crescimento e expansão do setor em 2022 e na última década, vamos te apresentar no texto de hoje as principais vantagens desta fonte renovável de energia.


Economia

Quando você decide investir em energia solar, você economiza tempo e dinheiro, em uma só empreitada. Inclusive um dos seus maiores atrativos no Brasil é em relação ao controle financeiro que o sistema oferece, a partir de uma redução de mais de 90% na sua conta de luz. Isso porque o Brasil possui uma das tarifas de luz mais caras do mundo, de acordo com um levantamento da plataforma CupomVàlido, com os dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace).


Além disso, por se tratar de um retorno garantido, a partir da vida útil de 25 anos do equipamento, o sistema fotovoltaico te trará mais tempo e qualidade de vida para aproveitar a vida sem ter que se preocupar com mais uma despesa no seu orçamento.


Sustentabilidade

Uma das fontes mais limpas do mundo, a energia elétrica proveniente da luz do sol, produz menos poluentes e os seus recursos naturais podem ser usados de forma abundante e renovável, sem afetar o meio ambiente. Além de não emitir gases poluentes, a energia solar pode ser usada de diferentes formas, como no aquecimento de água, eletricidade em tomadas, aparelhos elétricos e outros. Benefício esse não só para a economia, como falamos anteriormente, mas também para o cenário ambiental.


Instalação rápida e manutenção baixa

Uma outra vantagem é que a sua instalação pode ser feita em telhados, fachadas, no solo e até na água. E mais que isso, ela é silenciosa, não atrapalha o funcionamento do seu comércio ou das suas atividades residenciais e sua instalação é rápida. Sem contar, que por conta do clima tropical do Brasil e a forte incidência solar em todas as regiões, o sistema fotovoltaico pode ser instalado em praticamente todo território nacional.


A manutenção além de contar com profissionais qualificados, pode ser feita a cada 4 meses em algumas regiões do país, ou até em menor período e com um baixo custo você pode realizar limpezas e checagens para manter a eficiência do sistema fotovoltaico em dia.


Inúmeros benefícios

E mais, a energia solar ainda valoriza o seu imóvel, tem uma vida útil elevada, gera milhares de empregos e renda anualmente e tem o retorno garantido em cinco anos.


Melhor que isso é só contar com uma empresa qualificada para te ajudar a analisar os resultados e analisar o seu projeto de energia renovável. Isso, nós da ePowerBay podemos te ajudar agora mesmo.


Conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho e se preferir, faça contato com um dos nossos especialistas e nos acompanhe nas redes sociais.

21 visualizações

Comments


Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page