Acompanhamento do Mercado de Projetos - Janeiro 2022
A equipe da ePowerBay acompanha diariamente as atualizações sobre os projetos de energia renovável publicados no Diário Oficial da União (DOU) pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O acompanhamento dos atos legais é feito através do Portal Imprensa Nacional (http://www.in.gov.br/web/guest/inicio) e a descrição mais detalhada é feita pela biblioteca da ANEEL.
Assim como no acompanhamento do mercado de projetos de dezembro, este relatório tem como objetivo informar e atualizar nossos clientes sobre os projetos e parques que se encontram nos seguintes estágios em Janeiro de 2022:
Novos projetos cadastrados (DRO);
Novas Outorgas emitidas do Mercado Regulado e Mercado Livre;
Usinas que entraram em Operação Comercial.
O estudo já está disponível para download para os assinantes e para o mercado, com um relatório interativo com o usuário utilizando links para as telas do portal ePowerBay proporcionando uma melhor visualização dos projetos e empresas descritos no estudo.
Deferimento de Registro de Outorga (DRO)
No mês de referência, foram cadastrados um total de 183 novos projetos em despacho de DRO com 6.985 MW de capacidade instalada. Uma diferença bastante significativa se comparada aos novos projetos do mês anterior.
A fonte UFV (usina de energia fotovoltaica) possui 93 projetos com 3,985 MW de capacidade instalada, sendo a principal fonte do período. A fonte EOL (usina de energia eólica) possui 90 projetos com 3,000 MW de capacidade instalada.
Os assinantes ePowerBay possuem acesso exclusivo ao dashboard de Acompanhamento de Mercado (Market Follow Up), com os detalhes de todos os projetos com DRO emitida e registrados na ANEEL.
O infográfico acima faz parte do projeto de interação e mostra todas as DROs Ativas por data de assinatura, com despachos publicados diariamente no DOU. Pode-se aplicar os filtros de data de assinatura, tipo de usina e estado.
Solicite acesso a plataforma ePowerBay para ter em primeira mão as informações mais importantes do setor de energia brasileiro.
Emissão de Outorgas no Mercado Livre (ACL)
No período de referência, foram emitidas um total de 54 novas outorgas com 1.914 MW de capacidade instalada.
A fonte de empreendimentos com maior número de novos projetos foi a de energia solar com 28, e uma capacidade instalada de 1.365,8 MW; em seguida temos a energia eólica que possui 22 projetos com 356 MW de capacidade instalada, a fonte de empreendimentos de energia térmica que possui 2 projetos com 153 MW e a UHE e PCH (pequena central hidrelétrica) com 1 novo projeto cada.
O estudo irá contemplar informações sobre onde estão localizados os projetos, quais as características técnicas (potência, especificação de equipamentos, fornecedores de turbinas), quais são os grupos econômicos proprietários dos projetos, e muito mais!
Além disso o estudo mostra a evolução da emissão de outorgas desde janeiro de 2020 até o mês atual; acompanhando para entender se a medida provisória 998/2020, transformada na Lei 14.120, afetará o mercado de projetos.
Comments