top of page

Ranking Operacional Solar - Junho/19


As informações operacionais referentes ao mês de junho de 2019 foram divulgadas pela CCEE e a equipe do ePowerBay compilou-as e as divulga neste Ranking, que traz informações técnicas dos parques, histórico operacional, os proprietários e os fornecedores de equipamentos.

No mês de junho estavam em operação 84 parques solares que totalizavam 2,15 GW, pertencentes a 22 players e localizados em 11 estados.

Os 10 parques com melhor performance estão localizados nos estados de Minas Gerais, Bahia e Tocantins e pertencem às empresas:

  • CGN - China General Nuclear e Power Corporation (3 parques);

  • Global Power Generation (2 parques);

  • Enel Green Power (2 parques);

  • Lyon Capital (1 parque);

  • Total Eren (1 parque);

  • EDF/OMEGA (1 parque);

Os parques da CGN que estão entre os 10 primeiros (Complexo Lapa 120 MW), pertenciam a Enel Green Power. Além deste complexo, a CGN também fez aquisição do Complexo Nova Olinda (210 MW) localizado no estado do Piauí, que também era de propriedade da Enel. Com a aquisição destes parques a empresa é a maior em potência instalada, são 330 MW.

O parque mais eficiente no mês foi Guimarania 2, de propriedade da Global Power Generation, localizado em Minas Gerais. O FC no mês foi de 30,38%.

Os Infográficos podem ser acessados de forma dinâmica através da plataforma, pelo caminho BI -> (Brazilian Electrical Matrix).

Parque Solar Bom Jesus da Lapa II

Parque Bom Jesus da Lapa II de propriedade da CGN entrou Operação Comercial dia 30/06/2017.

Opera com Tracker Soltec, Inversores Filmer e Modulos Jinko. O contrato de venda de energia foi o 7º LER 2015 sendo toda energia destinada ao mercado regulado (ACR).

As informações podem ser visualizadas através da plataforma pela guia Legal e Techinical.

Através da plataforma, na aba Performance, pode se comparar o desempenho do parque em relação aos vizinhos. Verifica-se que o parque teve a melhor performance em relação aos pares, durante todo período em que esteve em operação.

Análise sobre o aspecto contratual

Buscando compreender melhor sobre a performance operacional dos parques, o ePowerBay desenvolveu algumas ferramentas que compara a geração contra a garantia física dos parques. Algumas destas ferramentas ja estão disponíveis na plataforma para acesso ao clientes.

Com as novas funcionalidades é possível também verificar as principais informações dos parques, tais como início e tipo de contrato, ponto de conexão e o histórico de operação.

Tomando como referência o parques Bom Jesus da Lapa II, durante o período em operação comercial, que se iniciou em 30/06/2017 a geração média foi de 8,7 MWm contra os 8,4 MWm vendidos.

No ano de 2018 a Geração média do parque foi de 8,2 MWm, 2,6% abaixo da garantia física. Durante todo o período em operação o parque operou 15 meses acima e 9 meses abaixo do contrato

Os Infográficos podem ser acessados de forma dinâmica através da plataforma, pelo caminho BI -> Dashboard -> (Brazilian Electrical Matrix).

O período mais crítico foi de novembro de 2017 a junho de 2018, que o parque apresentou um déficit de -0,9 MWm sendo a geração média de 7,5 MWm.

Os Infográficos podem ser acessados de forma dinâmica através da plataforma, pelo caminho BI -> Dashboard -> (Brazilian Electrical Matrix).

Comprando com os demais projetos próximos, observa-se que o parque com maior geração em relação ao contrato é BJL 11 (Total Eren) e o pior é São Pedro II (Atlas).

Plataforma ePowerBay

O desenvolvimento das ferramentas contidas na plataforma são feitas baseados em nossa experiência de mercado e na demanda de nossos clientes.

O Objetivo da plataforma é conectar os agentes tornando a negociação mais eficaz e transparente possível. Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio.

 
 

Entre em contato com nossa equipe.

O desenvolvimento das ferramentas contidas na plataforma são feitas baseados em nossa experiência de mercado e na demanda de nossos clientes.

O Objetivo da plataforma é conectar os agentes tornando a negociação mais eficaz e transparente possível.

Tem interesse em conhecer mais?

Cadastre-se Gratuitamente.

Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio.

497 visualizações
Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page