top of page

[RANKING SOLAR] NOVEMBRO 2018


As informações operacionais referentes ao mês de novembro foram divulgadas pela CCEE e a equipe do ePowerBay compilou-as e as divulga neste resumo.

O Ranking traz informações técnicas dos projetos, histórico de operação, bem como os proprietários.

Ranking Solar

Para a fonte solar o parque Assú 5 o mais eficiente no mês, com 30,79% de fator de capacidade médio. Este empreendimento situado no município de Areia Branca no Rio Grande do Norte, foi desenvolvido pela Martifer Renováveis (Enerlife) e vendido em novembro de 2015 para a Engie.

Os Infográficos podem ser acessados de forma dinâmica através da plataforma, pelo caminho BI -> Dashboard ->Class (Generation Centralized) & Dash Select (Brazilian Electrical Matrix).

Dos 10 primeiros colocados 07 pertencem a Enel Green Power sendo que 04 pertencem ao cluster Nova Olinda no Piauí e 03 ao cluster Bom Jesus da Lapa na Bahia.

O projeto Sertão 1 desenvolvido pela SER e vendido a Global Power Generation em 2017 foi o terceiro projeto mais eficiente do mês com 29,66% de fator de capacidade médio.

O parque solar Verde Vale III, 14,3 MW é de propriedade do fundo de Investimento Astra Infraestrutura, que tem dentro de sua estrutura a Empresa Vientos que desenvolve, constrói e opera projetos de infraestrutura. A planta iniciou operação em meados de agosto e no mês de novembro aparece entre os melhores, na 9ª posição, com FC de 28,01%.

Os Infográficos podem ser acessados de forma dinâmica através da plataforma, pelo caminho BI -> Dashboard ->Class (Generation Centralized) & Dash Select (Brazilian Electrical Matrix).

No mês de novembro de 2018, a ENEL GREEN POWER detinha a maior potência instalada, eram 614,3 MW, distribuídos em 3 estados, BA 393,4 MW, PI 210 MW e PE 10 MW.

O estado com maior capacidade instalada é a Bahia, eram 532,2 MW, seguido por MG 322,4 MW e PI 270 MW.

A Bahia também foi o estado que mais gerou energia solar, foram 89,3 GWh, geração suficiente para atender 560 mil residências (consumo médio de 160 kWh mês).

O Ranking apresentado a seguir está disponível na plataforma de maneira dinâmica, podendo ser comparados diferentes projetos em diferentes regiões, por diferentes players, etc. Fizemos também um vídeo para demonstrar como as ferramentas podem auxiliar nas análises.

Os Infográficos podem ser acessados de forma dinâmica através da plataforma, pelo caminho BI -> Dashboard ->Class (Generation Centralized) & Dash Select (Brazilian Electrical Matrix).

Nota Sobre o Mercado Solar

O ePowerBay vem acompanhando a evolução do mercado solar, tanto na Geração Centralizada, como na Geração Distribuída, e sabemos que as expectativas são muito boas.

Os Rankings que produzimos nos ajudam a entender os movimentos do mercado e desta forma podemos entregar melhores produtos para nossos parceiros e clientes.

No dia 17 de janeiro de 2018 foi publicado pela Reuters uma matéria a respeito do potencial crescimento do mercado solar no Brasil. O Título da Matéria foi “Energia solar deve crescer 44% no Brasil em 2019 com impulso de geração distribuída”.

A pedido da Reuters contribuímos com as informações sobre os proprietários dos projetos solares em operação no Brasil até o momento.

Os links que seguem dão acesso a matéria que circulou na Reuters e no Estadão:

Esperamos que as expectativas se confirmem e logo chegue os 3,3 GW em Operação.

O desenvolvimento das ferramentas contidas na plataforma são feitas baseados em nossa experiência de mercado e na demanda de nossos clientes.

O Objetivo da plataforma é conectar os agentes tornando a negociação mais eficaz e transparente possível.

Acreditamos que estas funcionalidades auxiliam e diminuem custos iniciais nas análises.

Tem interesse em conhecer mais? Cadastre-se Gratuitamente.

Ou entre em contato com nossa equipe.

Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio.

283 visualizações
Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page