top of page

Ranking Operacional Eólico - Junho 2018


As informações operacionais referentes ao mês de junho foram divulgadas pela CCEE e a equipe do ePowerBay compilou-as e as divulga neste resumo.

O Ranking traz informações técnicas dos projetos, histórico de operação, bem como os proprietários, fornecedores de turbinas e os contratos de venda de energia.

Os projetos estão localizados no estado da Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba e pertencem as empresas Enel Green Power, Rio Energy, CER Energia, Força Eólica e Brookfield Energia, com aerogeradores Vestas, GE e Gamesa.

PROJETOS ENEL GREEN POWER

O destaque do mês foi o Projeto Delfina 3 (28 MW) com 80% de FC, localizado ao norte do Estado da Bahia, na serra do Escurial, próximo a Usina de Sobradinho.

Outros 3 projetos pertencentes ao Cluster Delfina, também estão na lista do 10, são eles:

Delfina 1(28 MW), Delfina 6 (30 MW) e Delfina 7 (30 MW).

O Cluster Delfina é constituido por 7 parques, Delfina 1 a 7 que totaliza 180 MW e operam com turbinas Vestas.

Os parques Delfina 2, 4 e 5 também tiveram FC alto no mês 64,9%, 66,7% e 51,8% respectivamente.

Foram viabilizados em um mix de contrato do ACR (LER 2014) e Mercado Livre e se conectam na SE Juazeiro da Bahia II em 230 kV.

No último A-6 2017, a ENEL negociou o Projeto Zeus II que se beneficia por aproveitar de toda infraestrutura existente no complexo.

PROJETOS RIO ENERGY

O projeto Caetité A (23,8 MW) aparece em oitavo lugar na lista dos mais eficientes com FC de 70,5%. Está localizado na região sul da Bahia no município de Caetité.

Os outros projetos pertencentes ao Cluster localizados em Caetité e com seus respectivos FC no mês de maio:

Caetité B (22,1 MW) - 64,3%

Caetité C (8,5 MW) - 65,9%

Estes projetos foram negociados nos leilões LER e A-3 2013, se conectam na SE Igaporã II em 230 kV e operam com turbinas GE.

PROJETOS DA CER ENERGIA

O Projeto Curral de Pedras 1, aparece entre os 10 mais eficientes em junho com FC de 70,3%. O cluster do qual faz parte é composto por 13 projetos que totalizam 303 MW e estão localizados nos municípios de Gentio do Ouro e Xique-Xique no Interior da Bahia.

Os projetos venderam energia em 2 Leilões, 5º LER 2013 e 6º LER 2014 e utilizam turbinas GE e SIEMENS GAMESA. No mês de junho todos os 13 projetos operaram com FC acima de 50%.

PROJETOS FORÇA EÓLICA

O projeto Lagoa 1 (31,5 MW), localizado no município de Santa Luzia na Paraíba, pertencente a empresa Força Eólica ficou na sexta posição com 71,3 % de fator de capacidade.

A empresa possui os parques Lagoa 2 (31,5 MW) e Canoas (31,5 MW) operando no mesmo município com turbinas Gamesa e foram negociados no A-4 de 2015. Existem ainda outros 8 parques que foram contratados no A-6 de 2017, totalizando 375,9 MW de capacidade instalada na região.

PROJETOS ECHOENERGIA

O projeto Macambira I, no RN aparece na 7º Posição com FC de 71,2%. Este projeto vendeu energia no 13º LEN de 2011 e era de propriedade da Gestamp sendo recentemente adquirido pela Echoenergia.

Na mesma região, nos municípios de Lagoa Nova, Santana dos Matos, Bodó, Cerro Corá e Tenente Laurentino Cruz, estão os demais projetos que também foram adquiridos da Gestamp, Macambira II (18 MW), Serra de Santa I (20 MW), II (30 MW) e III (30 MW), Pelado (20 MW) e Lanchinha (28 MW).

Os projetos Macambira I e II operam com turbinas Vestas e Siemens-Gamesa. Todos os projetos em junho tiveram FC acima de 55%.

PROJETOS BROOKFIELD

Os projetos Pajeú do Vento (25,6 MW), com 73% de fator de capacidade e Planaltina com 70,1% completam a lista dos 10 projetos mais eficientes. Estão localizados na região sul da Bahia no município de Caetité.

Estes projetos foram adquirido pela BROOKFIELD junto a RENOVA, que negociou seu PPA no leilão LER 2009, se conecta na SE Igaporã II em 69 kV e opera com turbinas GE.

Todos os dados aqui publicados estão na plataforma ePowerBay, assim como os arquivos Google Earth com os projetos em operação, linhas de transmissão e conexões. É possível também acessar o histórico de operação de todos os projetos citados nesta matéria.

Quer conhecer mais sobre as metodologias de estudo e as bases de dados da Plataforma do ePowerBay?

Fale com nossa equipe, conheça nossos trabalhos e comece a usar nossa plataforma.

Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa.

368 visualizações
Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page