Ranking Operacional Eólico - Maio 2018


As informações operacionais referentes ao mês de maio foram divulgadas pela CCEE e a equipe do ePowerBay compilou-as e as divulga neste resumo.

O Ranking traz informações técnicas dos projetos, histórico de operação, bem como os proprietários, fornecedores de turbinas e os contratos de venda de energia.

Os projetos estão localizados no estado da Bahia e Pernambuco e pertencem as empresas Enel Green Power, Rio Energy, AES Tietê e Brookfield Energia. As turbinas destes projetos são Vestas, GE e Siemens.

PROJETOS ENEL GREEN POWER

O destaque do mês foi o Projeto Delfina 3 (28 MW) com 77,2% de FC, localizado ao norte do Estado da Bahia, na serra do Escurial, próximo a Usina de Sobradinho.

Outros 4 projetos pertencentes ao Cluster Delfina, também estão na lista do 10, são eles:

Delfina 1(28 MW), Delfina 4 (8 MW) , Delfina 6 (30 MW) e Delfina 7 (30 MW).

O Cluster Delfina é constituido por 7 parques, Delfina 1 a 7 que totaliza 180 MW e operam com turbinas Vestas.

Os parques Delfina 2 e 5 também tiveram FC alto no mês 63,1% e 52,5% respectivamente.

Foram viabilizados em um mix de contrato do ACR (LER 2014) e Mercado Livre e se conectam na SE Juazeiro da Bahia II em 230 kV.

No último A-6 2017, a ENEL negociou o Projeto Zeus II que se beneficia por aproveitar de toda infraestrutura existente no complexo.

Os projetos que estão no estado de Pernambuco pertencem a Enel Green Power. Pedra do Gerônimo (30,55 MW) com 68,4 % de fator de capacidade ficou em sexto lugar no ranking e Pau Ferro (30,55 MW) aparece na oitava colocação com 65,9 % de fator de capacidade.

O projeto Tacaió faz parte do cluster mas não aparece na lista dos 10 mais eficientes. Neste mês o projeto apresentou também um FC alto, 65,1% e esta na posição 12.

Estes parques negociaram energia no Mercado Livre, operam com turbinas Siemens e se conectam na SE Tacarutu em 230 kV, que é fruto de um seccionamento da LT Paulo Afonso III - Bom Nome.

PROJETOS AES TIETE

O projeto Caetité (30,2 MW) com 65,9 % de fator de capacidade no mês, fica localizado na região sul da Bahia no município de Pindaí. Faz parte do Cluster Alto Sertão II, adquirido pela AES junto a RENOVA.

Os outros projetos pertencentes ao Cluster localizados em Pindaí e com seus respectivos FC no mês de maio:

Borgo (20,2 MW) - 64,3%

Serra do Espinhaço (18,5 MW) - 59,4%

Espigão (10,1 MW) - 54,7%

Pelourinho (21,8 MW) - 57,2%

Estes projetos foram negociados no leilão A-3 2011, se conectam na SE Pindaí II em 69 kV e operam com turbinas GE.

PROJETOS RIO ENERGY

O projeto Caetité A (23,8 MW) aparece em quinto lugar na lista dos mais eficientes com FC de 68,5%. Está localizado na região sul da Bahia no município de Caetité.

Os outros projetos pertencentes ao Cluster localizados em Caetité e com seus respectivos FC no mês de maio:

Caetité B (22,1 MW) - 63,5%

Caetité C (8,5 MW) - 65,4%

Estes projetos foram negociados nos leilões LER e A-3 2013, se conectam na SE Igaporã II em 230 kV e operam com turbinas GE.

PROJETOS BROOKFIELD

O projeto Pajeú do Vento (25,6 MW), com 65,7% de fator de capacidade completa a lista dos 10 projetos mais eficientes. Está localizado na região sul da Bahia no município de Caetité.

Este projeto foi adquirido pela BROOKFIELD junto a RENOVA, que negociou seu PPA no leilão LER 2009, se conecta na SE Igaporã II em 69 kV e opera com turbinas GE.

Todos os dados aqui publicados estão na plataforma ePowerBay, assim como os arquivos Google Earth com os projetos em operação, linhas de transmissão e conexões. É possível também acessar o histórico de operação de todos os projetos citados nesta matéria.

Quer conhecer mais sobre as metodologias de estudo e as bases de dados da Plataforma do ePowerBay?

Fale com nossa equipe, conheça nossos trabalhos e comece a usar nossa plataforma.

Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa.

contato@epowerbay.com

Cadastre-se

#mercado #energiasrenovaveis #rankingoperacional

Banner Site 240x400.jpg
Posts Recentes
Arquivo