Ranking Operacional Eólico - Maio 2018
As informações operacionais referentes ao mês de maio foram divulgadas pela CCEE e a equipe do ePowerBay compilou-as e as divulga neste resumo.
O Ranking traz informações técnicas dos projetos, histórico de operação, bem como os proprietários, fornecedores de turbinas e os contratos de venda de energia.
Os projetos estão localizados no estado da Bahia e Pernambuco e pertencem as empresas Enel Green Power, Rio Energy, AES Tietê e Brookfield Energia. As turbinas destes projetos são Vestas, GE e Siemens.
PROJETOS ENEL GREEN POWER
O destaque do mês foi o Projeto Delfina 3 (28 MW) com 77,2% de FC, localizado ao norte do Estado da Bahia, na serra do Escurial, próximo a Usina de Sobradinho.
Outros 4 projetos pertencentes ao Cluster Delfina, também estão na lista do 10, são eles:
Delfina 1(28 MW), Delfina 4 (8 MW) , Delfina 6 (30 MW) e Delfina 7 (30 MW).
O Cluster Delfina é constituido por 7 parques, Delfina 1 a 7 que totaliza 180 MW e operam com turbinas Vestas.
Os parques Delfina 2 e 5 também tiveram FC alto no mês 63,1% e 52,5% respectivamente.
Foram viabilizados em um mix de contrato do ACR (LER 2014) e Mercado Livre e se conectam na SE Juazeiro da Bahia II em 230 kV.
No último A-6 2017, a ENEL negociou o Projeto Zeus II que se beneficia por aproveitar de toda infraestrutura existente no complexo.
Os projetos que estão no estado de Pernambuco pertencem a Enel Green Power. Pedra do Gerônimo (30,55 MW) com 68,4 % de fator de capacidade ficou em sexto lugar no ranking e Pau Ferro (30,55 MW) aparece na oitava colocação com 65,9 % de fator de capacidade.
O projeto Tacaió faz parte do cluster mas não aparece na lista dos 10 mais eficientes. Neste mês o projeto apresentou também um FC alto, 65,1% e esta na posição 12.
Estes parques negociaram energia no Mercado Livre, operam com turbinas Siemens e se conectam na SE Tacarutu em 230 kV, que é fruto de um seccionamento da LT Paulo Afonso III - Bom Nome.
PROJETOS AES TIETE
O projeto Caetité (30,2 MW) com 65,9 % de fator de capacidade no mês, fica localizado na região sul da Bahia no município de Pindaí. Faz parte do Cluster Alto Sertão II, adquirido pela AES junto a RENOVA.
Os outros projetos pertencentes ao Cluster localizados em Pindaí e com seus respectivos FC no mês de maio:
Borgo (20,2 MW) - 64,3%
Serra do Espinhaço (18,5 MW) - 59,4%
Espigão (10,1 MW) - 54,7%
Pelourinho (21,8 MW) - 57,2%
Estes projetos foram negociados no leilão A-3 2011, se conectam na SE Pindaí II em 69 kV e operam com turbinas GE.
PROJETOS RIO ENERGY
O projeto Caetité A (23,8 MW) aparece em quinto lugar na lista dos mais eficientes com FC de 68,5%. Está localizado na região sul da Bahia no município de Caetité.
Os outros projetos pertencentes ao Cluster localizados em Caetité e com seus respectivos FC no mês de maio:
Caetité B (22,1 MW) - 63,5%
Caetité C (8,5 MW) - 65,4%
Estes projetos foram negociados nos leilões LER e A-3 2013, se conectam na SE Igaporã II em 230 kV e operam com turbinas GE.
PROJETOS BROOKFIELD
O projeto Pajeú do Vento (25,6 MW), com 65,7% de fator de capacidade completa a lista dos 10 projetos mais eficientes. Está localizado na região sul da Bahia no município de Caetité.
Este projeto foi adquirido pela BROOKFIELD junto a RENOVA, que negociou seu PPA no leilão LER 2009, se conecta na SE Igaporã II em 69 kV e opera com turbinas GE.
Todos os dados aqui publicados estão na plataforma ePowerBay, assim como os arquivos Google Earth com os projetos em operação, linhas de transmissão e conexões. É possível também acessar o histórico de operação de todos os projetos citados nesta matéria.
Quer conhecer mais sobre as metodologias de estudo e as bases de dados da Plataforma do ePowerBay?
Fale com nossa equipe, conheça nossos trabalhos e comece a usar nossa plataforma.
Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa.