Capacidade de Armazenamento do SIN e a Influência nos Preços


O regime de chuvas no Brasil caracteriza-se por 2 períodos, um seco de maio a novembro e um úmido de dezembro a abril. O período úmido é o momento que ocorre o abastecimento dos reservatórios que tem como função a irrigação, combate as secas, reserva de água para uso humano e industrial, navegação e principalmente a garantia de suprimento de energia no período de estiagem. Sabendo que a fonte de geração da matriz energética brasileira é predominante hidráulica, os reservatórios são extremamente importantes, equivalentes à poupanças em momentos de apertos. O infográfico abaixo, mostra a evolução da carga, a capacidade de armazenamento dos reservatórios e o histórico do PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) nos últimos 10 anos.

Ao analisar o infográfico observa-se que no decorrer dos anos a capacidade de armazenamento diminuiu aproximadamente 23%, ocasionando uma menor segurança energética no sistema. Isto se deve ao aumento da carga em aproximadamente 30% e pela não construção de novos reservatórios, pois as novas usinas construídas são a fio d'água. A representatividade de armazenamento do subsistema Sudeste/Centro-Oeste é de 70%, do sul, nordeste e norte são respectivamente, 7%, 18% e 5%. Atualmente o Subsistema Sudeste/Centro-Oeste que tem maior representação, esta com 38% da capacidade total.

Devido a crise hidrológica nos últimos anos os reservatórios ainda não estão em níveis confortáveis, visto os PLDs das últimas duas semanas que apresentaram o preço máximo de energia, R$ 505,18/MWh.

Atualmente, 01/jul/2018, estamos com 41,7% do reservatório do SIN, comparando aos últimos anos no BI abaixo, estamos acima apenas do ano de 2015.

Buscando complementar os conhecimentos do mercado de energia, o ePowerBay e a Quantum Energias estão iniciando uma parceria para produzir conteúdos, agregar bancos de dados e auxiliar os agentes tanto do lado da geração quanto da comercialização.

A Quantum é uma comercializadora independente que busca fornecer a solução mais eficiente para seus clientes e parceiros (comercial@quantumenergias.com.br).


Banner Site 240x400.jpg
Posts Recentes
Arquivo