[A-6 2018] Publicadas DRO's das Eólicas


Informações Gerais sobre o Leilão A-6 2018

O próximo leilão à ser realizado dia 31 de agosto, será muito importante para o setor. Neste leilão participarão as fontes Eólica, Hidráulica (UHE, PCH e CGH) e Termelétrica (Biomassa, Carvão e Gás Natural), conforme definido pelas portarias MME 44, 121 e 159/2018.

O cadastramento encerrado em Maio, mostrou que existem 59,1 GW disponíveis para disputa. Grande parte deles proveniente das Fontes Eólica e Termelétricas à Gás Natural.

A fonte eólica cadastrou 27,1 GW em 928 projetos. A maior parte parte destes projetos esta localizado na Bahia , sendo 295 que totalizam 8,2 GW (30,3%)

Análise das DRO's Publicadas

O Despacho da ANEEL nº 1.317, de 13 de junho de 2018, registra o recebimento do Requerimento de Outorga (DRO) dos empreendimentos de fonte eólica. O Anexo 1 do Despacho informa que são 899 projetos dos 928 cadastrados.

O infográfico que segue informa a localização dos projetos, os fornecedores de equipamentos utilizados no cadastramento e os 10 maiores desenvolvedores de projetos com informações por estado.

Principal Fabricante para Cadastramento

O fabricante Sinemens/Gamesa foi o mais utilizado para o cadastramento. Ao todo foram 336 projetos (37%), que totalizam 9.87 GW. Estas informações foram obtidas pelo cruzamentos das informações do Sigel (aerogeradores), que informa diâmetro das turbinas e potência.

O modelo mais utilizado foi a G114 2.1 MW na altura de 120 metros, foram 181 projetos que totalizam 4.9 GW.

Principal Desenvolvedor

A Casa dos Ventos continua em sua posição de maior desenvolvedora de projetos no Brasil. Segundo levantamento feito pelo ePowerBay considerando os 899 projetos da DRO, a empresa é proprietária de 207 projetos (23%), distribuídos na Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba. Estes projetos totalizam 5.76 GW.

A maior parte dos projetos cadastrados pela casa dos ventos utilizou turbinas ACCIONA AW125 3 MW na altura de 120 metros. Foram 100 projetos, 2.9 GW. O estado que a empresa possui mais projeto é a Bahia, são 108, que somam 3 GW.

Cronograma até o Leilão

Considerando a data desta publicação, faltam pouco mais de 2 meses para o pleito. O cronograma a seguir indica os principais marcos até o Leilão.

Estudos ePowerBay

Os dados apresentados ja estão compilados na plataforma, bem como as informações de pontos de conexão, projetos em operação e infraestruturas existentes. Com base nessas informações a equipe do ePowerBay desenvolve estudos e pode assessorar os desenvolvedores e investidores:

>> Potência, Fator de Capacidade, Identificação dos Competidores/Investidores;

>> Estimativa de competição pelos pontos de conexão;

>> Análise dos projetos em operação identificando conexão, tarifa, fornecedores, histórico de operação, infraestrutura, etc.

>> Infraestrutura existente na região, avaliando acessos, fabricas, fornecedores, etc.

contato@epowerbay.com

Login na plataforma


Banner Site 240x400.jpg
Posts Recentes
Arquivo