top of page

Leilão A-6 2018: Projetos cadastrados (Encerramento)


Leilão A-6 2018. O Leilão A-6 2018 está previamente agendado para 31 de agosto e poderão participar do pleito as fontes Eólica, Hidráulica (UHE, PCH e CGH) e Termelétrica (Biomassa, Carvão e Gás Natural).

Todavia, no dia 09 de Maio encerrou-se a etapa de cadastramento dos projetos na EPE.

Leilão A-6: Os pontos mais relevantes de Maio

A seguir é apresentado um cronologia dos pontos mais relevantes no mês de Maio.

De acordo com as informações fornecidas pela EPE, do total de projetos cadastrados, 67% optaram por aproveitar o cadastramento oriundo do A-4 2018. Conforme preconizado no art. 3°, §3°, da Portaria MME nº 121/2018.

Estes projetos foram dispensados da reapresentação da totalidade dos documentos, desde que mantidos inalteradas as características técnicas.

Entretanto, o ePowerBay tem acompanhado estas movimentações e produzido alguns resumos referentes aos projetos que foram cadastrados e estão sob análise da EPE.

Os Projetos Térmicos a Gás Natural e Eólicos foram os que cadastraram a maior potência. No total as duas fontes somam 54,67 GW (94,3%).

Uma comparação entre os recentes leilões 2017 e 2018, nos quais todas as fontes foram cadastradas, é apresentada a seguir.

A fonte térmica à Gás Natural, além de apresentar a maior potência cadastrada, foi a que mais cresceu em relação ao último cadastramento, aproximadamente 6 GW.

Considerando que no A-6 2017, 2 projetos localizados no Rio de Janeiro negociaram PPA (Vale Azul II - 466 MW e UTE GNA II - 1672 MW), estima-se que existam pelo menos 15 novos projetos.

A Fonte eólica, apesar de diminuir em número de projetos, aumentou em 860 MW.

Todavia, foram cadastrados projetos em 20 estados e o estado da Bahia aparece na dianteira com mais de 12 GW, destes 8,86 GW são Eólicas, 3,7 GW Térmicas a Gás, 100 MW em Biomassa e 16 MW em PCH.

Na sequência aparece o Rio Grande do Norte com 8,86 GW, distribuídos em 7,16 GW Eólicas e 1,7 GW Térmicas a Gás Natural.

O Gráfico que segue mostra a distribuição por fonte e por estados.

O ePowerBay acompanha os processos referentes aos leilões e fornece aos agentes as informações necessárias em cada fase, para que a tomada de decisão do empreendedor tenha seus riscos mitigados.

Saiba mais sobre nossos trabalhos e como podemos auxiliar em cada etapa.

394 visualizações
Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page