• andrefelber

PDE 2029 e as previsões para Geração Distribuída

Atualizado: Mar 17


No dia 11 de Fevereiro a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) liberou o Plano Decenal de Expansão de Energia 2029 (PDE 2029). O principal objetivo do plano é indicar as perspectivas de expansão do setor de energia no horizonte de dez anos.


Estamos acompanhando a rápida expansão do setor e disponibilizando várias ferramentas de análise de projetos:




Em linha com o que estamos produzindo e desenvolvendo, a equipe do ePowerBay compilou as principais conclusões apresentadas pelo PDE 2029 e apresenta novas ferramentas e análises.

Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE)


O ano de 2019 representou um expressivo crescimento na Geração Distribuída, totalizando ao final do ano 2,3 GW de potência instalada.


Tendo em vista a necessidade de adequação do sistema e dos produtores o PDE aborda os principais elementos associados a essa modalidade. Destacando a eficiência energética, as características da Mini e Micro Geração Distribuída (MMGD) e a autoprodução de energia (não injetada).

Eficiência Energética


De acordo com o PDE, até o ano de 2029 a geração distribuída atenderá cerca de 9% da demanda energética. O plano também apresenta o cenário em que os ganhos de eficiência energética, contribuirão no atendimento de cerca de 21 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (tep), equivalente a 8% do consumo de energia observado no ano de 2018.

Micro e Minigeração Distribuída

Seguindo as revisões propostas pela ANEEL, o PDE destaca os impactos dessa modalidade de geração remota e o uso da rede, uma vez que as isenções dadas a geração distribuída permite aos geradores e consumidores desta modalidade deixar de contribuir com os custos fixos e variados embutidos na tarifa. Sendo então este custo repassado para os consumidores cativos. Assim na visão da EPE para que seja feita uma cobrança adequada da rede pelo Micro e Minigeradores é necessário a definição de uma tarifa binômia com medição de demanda.


O gráfico, retirado do PDE 2029, mostra o histórico do tempo de retorno do investimento em MMGD e a projeção em frente às possíveis alterações.

ePowerBay e Geração Distribuída

De acordo com o que foi apresentado no PDE 2029 as alterações na REN 482 irão impactar no avanço da geração distribuída no Brasil, levando a necessidade de maiores estudos para viabilizar a entrada de novos projetos, bem como, uma análise mais detalhada dos circuitos e equipamentos das distribuidoras.


Buscando evoluir com as necessidades do mercado o ePowerBay implementou ao começo do ano de 2020 uma nova área voltada para análise do mercado de geração distribuída. Algumas já apresentadas anteriormente (Novas Soluções para GD) e outras que estão sendo apresentadas agora.

Ranking de Tarifas


Este dashboard com o ranking das tarifas das distribuidoras, foi adicionado recentemente e já está disponível na plataforma, possibilitando ao usuário analisar o quadro geral das distribuidoras ou selecionar uma delas.

Disponível na plataforma em: BI > Dashboards > Ranking das Tarifas

Proporção de GD nas áreas de concessão


A partir das medições disponibilizadas pela ANEEL, bem como, da evolução de Geração Distribuída, nossa equipe foi capaz de comparar a atual situação de consumo de energia e geração, que pode ser observada a partir do gráfico a seguir, que mostra a porcentagem de Geração [MW] pela Potência Consumida [MW] por pelas empresas de distribuição.


É possível observar que as pequenas permissionárias de energia, como a CEJAMA já apresentam uma porcentagem significativa de geração.


Obs.: As análises consideram um fator de capacidade de 20% da geração, considerando que a fonte é majoritariamente solar.


Plataforma ePowerBay

O desenvolvimento das ferramentas contidas na plataforma são feitas baseados em nossa experiência de mercado e na demanda de nossos clientes.


Portanto, o objetivo da plataforma é conectar os agentes tornando a negociação mais eficaz e transparente possível. Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio.


Tem interesse em conhecer mais?

Cadastre-se gratuitamente aqui!

Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio.

Entre em contato com nossa equipe.

#rankingoperacional #ENERGIASRENOVÁVEIS #Energiaeólica #EnergiaSolar

181 visualizações