top of page

Energia Solar: Contratos no Mercado Livre


O mercado de energia no Brasil foi por muito tempo impulsionado por contratos de energia (PPA's). Negociados nos leilões realizados pelo governo, que geram uma boa rentabilidade, financiabilidade e segurança ao empreendedor.

Com a crise econômica, a demanda de energia por parte das distribuidoras permaneceu estagnada. Assim sendo, isso é um entrave para os projetos de energia renovável.

Dessa maneira, precisa-se encontrar soluções para manter suas operações e expansões.

A estagnação da demanda de energia solar

No Leilão A-4 de 2019 foram contratados apenas 81,1 MW médios, um valor muito baixo, que atenderá contratos com apenas duas distribuidoras no ano de 2023.

Entretanto, neste cenário de estagnação da demanda de energia, os agentes de geração tem optado por outro tipo de contrato.

Sendo estes PPAs negociados no Ambiente de Contratação Livre (ACL) ou Mercado Livre de Energia, onde a energia é negociada diretamente com o consumidor com contratos de curto e médio prazo.

Apresentamos a seguir, a contratação de energia da fonte solar fotovoltaica no Brasil em comparação com os contratos existentes.

Portanto, foram utilizados todos os projetos que já possuem outorga emitida pelo Ministério de Minas e Energia e que possuem capacidade instalada maior de 5,0 MW.

Importante observar a diminuição no volume contratado nos últimos anos e a quantidade de projetos que estão negociando no ACL.

Outro ponto interessante é que mesmo no leilão, os players estão optando por vender a maior parte da energia no mercado livre. Bem como, foi observado no A-4 2019. Dos 62,1 MW médios disponíveis, apenas foram vendidos 21,1 MW (34%).

Os contratos no ACL trazem um risco maior para o gerador, quando comparado com o ambiente regulado. Que tem contratos de 20 anos e valor da energia corrigido pelo IPCA.

No mercado livre os contratos são menores e o valor da energia varia de contrato para contrato, porém com valores maiores, que alavancam os projetos.

As baixas contratações nos últimos leilões, bem como a estratégia dos players em negociar total ou parcialmente a energia dos projetos no ambiente livre.

Por conseguinte, tem nos motivado a desenvolver ferramentas que auxiliam na análise de projetos e oportunidades neste mercado. Destarte. tem enorme potencial de crescimento e no qual as renováveis certamente terão grande espaço.

.

Entre em contato com nossa equipe.

E-mail: contato@epowerbay.com

O desenvolvimento das ferramentas contidas na plataforma são feitas baseados em nossa experiência de mercado e na demanda de nossos clientes.

Uma vez que, o Objetivo da plataforma é conectar os agentes tornando a negociação mais eficaz e transparente possível.

Tem interesse em conhecer mais?

Cadastre-se Gratuitamente!

Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio


631 visualizações
Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page