[A-6 2018] Oferta ao mercado - Projeto BV Morro do Chapéu
Informações Gerais sobre o Leilão A-6 2018
O próximo leilão à ser realizado dia 31 de agosto, será muito importante para o setor Eólico. Neste leilão também participarão as fontes Hidráulica (UHE, PCH e CGH) e Termelétrica (Biomassa, Carvão e Gás Natural), conforme definido pelas portarias MME 44, 121 e 159/2018.
Como a contratação da fonte eólica no último A-4 2018 foi baixa, espera-se que este pleito tenha uma contratação maior. Em 2017 o leilão A-6 foi o que mais contratou energia proveniente da fonte, 773,6 MWm de garantia em 1.386 MW de potência, com projetos nos estados do Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí.
A seguir um resumo do cadastramento, encerrado dia 18/05/2018.
A fonte eólica cadastrou 27,1 GW em 928 projetos. A maior parte parte destes projetos esta localizado na Bahia , sendo 295 que totalizam 8,2 GW (30,3%)
Informações sobre o Projeto Bons Ventos Morro do Chapéu (BVMC)
Localizado ao norte do município de Morro do Chapéu, na zona oriental da chapada diamantina, noroeste de Bahia. A região é bem conhecida das empresas atuantes em energia eólica. Na região existem projetos com DRO's (prontos para leilão), em Construção e em Operação de grandes empresas como a Atlantic, EDP, Enel, Engie e Rio Energy.
Informações Técnicas e de Conexão
O projeto cadastrado na EPE e habilitado nos leilões desde de 2015, possui 300,3 MW sendo 43 Turbinas Gamesa G114 - 2.1 MW com altura de torre de 93 metros.
O ponto de conexão mais próximo é a SE SE Ourolândia II 230/500 kV, distante 10 km, de propriedade da TJMME - Transmissora José Maria de Macedo de Eletricidade S.A. A Subestação e obras de transmissão já estão prontas e devem entrar em operação comercial em junho de 2018.
O Teaser que segue apresenta um resumo das informações técnicas. Tais informações estão disponível no ePowerBay e informações adicionais serão disponibilizadas pelo proprietário.
Reforços de Conexão no Estado
O estado da Bahia, nos últimos anos vinha sofrendo com problemas de escoamento de energia, em função de obras não entregues pela Abengoa e Chesf.
O último leilão de transmissão 02/2017, foi importante para solucionar parte destes problemas de escoamento no Estado. O lote 04 arrematado pela NEOENERGIA ajudará a escoar geração de projetos na região Noroeste. Estas obras são esperadas para março de 2023, com data de necessidade mais rápida possível. Portanto, considerando o COD do A-6 (jan/2024) e as mencionadas obras de transmissão, espera-se que o estado tenha um grande exito neste pleito.
Possíveis projetos que disputarão o Leilão.
Tomando como referência os projetos cadastrados no ultimo leilão (A-4 2018), que tiveram DRO, GF ou TUST/TUSDg publicadas, estima-se que existam 2,1 GW em ~ 80 projetos, distribuídos em 10 Clusters na região onde o projeto esta localizado.
A seguir é apresentado um comparativo entre BV Morro do Chapéu e os demais projetos cadastrados no último leilão. Foram feitas duas comparações, uma com o Projeto BV Morro do Chapéu cadastrado na EPE (300,3 MW) e uma considerando o projeto Otimizado (199,5 MW). Em ambos os casos o projeto se mostra muito competitivo, estando entre os 50% mais eficientes.
O diferencial observado neste projeto é a possibilidade de otimização no Layout em função das áreas com contrato e a distancia da conexão, menor que 10 km.
As informações técnicas dos Projetos com DRO e distância de pontos de conexão, utilizadas nos estudos estão disponíveis na plataforma e podem ser utilizadas pelos usuários para realizar comparações semelhantes às efetuadas.
Projetos em Operação na região
Em relação aos parques em operação, que já possuem histórico maior que 1 ano, o projeto (otimizado) mostra que tem um bom potencial.
Todos os dados operacionais estão disponíveis na plataforma para assinantes.
Informações Jurídicas e Fundiárias
A SPE BONS VENTOS MORRO DO CHAPÉU S.A, possui contratos de arrendamentos em 75 terrenos, sendo que 49 estão regularizados no padrão EPE, no modelo Cessão de Uso.
Informações Ambientais
A licença Ambiental foi emitida em setembro de 2015 e tem validade de 5 anos, expirando em setembro de 2020. Conforme estabelecido pelo órgão ambiental da Bahia, o INEMA, esta licença é quase um EIA-RIMA e a grande maioria das condicionantes necessárias para o projeto ja estão sendo contempladas.
Prazos a serem observados para Due Diligence até o Leilão
Considerando a data desta publicação, faltam aproximadamente 3 meses para que se possa efetuar a tratativa entre as partes e executar uma análise detalhada do projeto. O cronograma a seguir indica os principais marcos até o Leilão.
Sobre o Proprietário
A Servtec Energia, atua no Setor Elétrico à 20 anos, desenvolvendo, implantando e Operando Projetos de Energia, nas diversas fontes, desde Térmicas até Renováveis.
Foi uma das empresas pioneiras no setor eólico sendo responsável pela construção e operação do Complexo Bons Ventos - Proinfa (157,5 MW), posteriormente negociado com a CPFL Renováveis.
O portfólio da empresa atualmente é composto de 109.1 MW em Eólica (em Operação e Construção) e 416 MW (em Operação) em térmicas a Óleo e Gás.
Bons Ventos da Serra I - Em Operação Comercial
Bons Ventos da Serra II - Operação em teste