top of page
Últimas Novidades da Plataforma ePowerBay

Renova Energia conecta primeiro data center à rede elétrica em Igaporã (BA)

  • Contato ePowerBay
  • 13 de out.
  • 3 min de leitura

O Ministério de Minas e Energia (MME) autorizou a conexão do primeiro data center da Renova Energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A instalação, batizada de Satoshi I_A, será conectada à subestação Igaporã II, na cidade de Igaporã, na Bahia, com uma carga instalada de até 5 MW.


A medida foi publicada na edição da última terça-feira (24) do Diário Oficial da União e representa o avanço da Renova no segmento de infraestrutura digital, reforçando sua atuação além da geração renovável.


Digitalização e energia limpa: um novo vetor de demanda


O crescimento acelerado da digitalização no Brasil está puxando uma nova demanda por infraestrutura robusta, confiável e com baixo impacto ambiental. É nesse contexto que a Renova Energia, tradicionalmente associada a projetos eólicos, entra no mercado de data centers com o projeto Satoshi I_A — estruturado como consumidor especial no Ambiente de Contratação Livre (ACL).


Para entender esse tipo de movimento, a plataforma da ePowerBay disponibiliza ferramentas como a Análise de Consumidores do Mercado Cativo e ACL, que permite identificar grandes consumidores de energia com potencial de migração, ou que já operam em modelos mais flexíveis de contratação.


Captura de Tela da Ferramenta de Prospecção de Consumidores da Plataforma ePowerBay
Captura de Tela da Ferramenta de Prospecção de Consumidores da Plataforma ePowerBay

Além disso, o Mapa Interativo da ePowerBay facilita a visualização das subestações disponíveis, linhas de transmissão e cargas conectadas ou previstas. Assim, é possível observar em tempo real onde estão surgindo os novos polos de consumo intensivo de

energia, como é o caso de Igaporã.


Captura de Tela do Mapa da Plataforma ePowerBay
Captura de Tela do Mapa da Plataforma ePowerBay

Potencial regional e sinergia com renováveis


Localizado no interior da Bahia, o município de Igaporã já integra a malha de infraestrutura do setor elétrico e está em uma região estratégica, cercada por projetos de geração renovável. Esse fator facilita a viabilidade de modelos como autoprodução ou contratos de suprimento com energia limpa — uma vantagem competitiva para data centers que operam com alto consumo energético e exigências ambientais.


Na plataforma ePowerBay, ferramentas como a Análise de Transmissão permitem verificar o histórico e a capacidade dos ativos da região, além de consultar projetos que estão em fase de desenvolvimento ou já conectados. Esse tipo de cruzamento de dados é essencial para investidores e desenvolvedores interessados em oportunidades no setor de infraestrutura digital com suporte energético sólido.


Captura de Tela da Ferramenta de Análise de Transmissão da Plataforma ePowerBay
Captura de Tela da Ferramenta de Análise de Transmissão da Plataforma ePowerBay

Avanço do setor de data centers no Brasil


O caso da Renova Energia é parte de uma tendência maior. Nos últimos meses, o mercado brasileiro tem recebido aportes significativos para projetos de data centers, impulsionados por inteligência artificial, big data, blockchain e pela crescente demanda corporativa por armazenamento e processamento em nuvem.


Com sua capacidade de integrar geração renovável e infraestrutura digital, o Brasil começa a se consolidar como um dos destinos mais atrativos da América Latina para investimentos em data centers de alta performance.


A Ferramenta de Prospecção de Cargas da ePowerBay, por exemplo, já mostra um aumento expressivo na presença de cargas digitais em áreas antes dominadas apenas por geração. Esse tipo de monitoramento é essencial para antecipar movimentos de mercado e identificar potenciais gargalos ou oportunidades para novos negócios.


Captura de Tela do Mapa da Plataforma ePowerBay
Captura de Tela do Mapa da Plataforma ePowerBay

🔗 Entre em Contato e saiba mais sobre como a ePowerBay pode transformar seus projetos em realidade

Comentários


Posts Recentes
Editoriais
bottom of page