Fabricação Solar de Módulos, Inversores e Tracker - Fevereiro de 2022

A equipe da ePowerBay trouxe um novo estudo para seus acompanhantes: informações sobre fornecimento de equipamentos para plantas solares e informações sobre a evolução da capacidade instalada nos últimos 12 meses. Toda a análise utiliza as seguintes fontes:

  • Base de dados ePowerBay;

  • Publicações do MME no Diário Oficial da União (DOU);

  • Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL);

  • Câmara de Comercialização de Energia (CCEE).

Durante o estudo, será possível acompanhar as seguintes informações:


  • Módulos (Painéis solares) - Potência pico [MWp];

  • Inversores Elétricos - Potência nominal [MW];

  • Trackers (Seguidores solares).

Nesta análise, são considerados dados de parques em operação até fevereiro de 2022, sendo estas as últimas informações de geração disponibilizadas pela CCEE. Estavam em operação 182 parques solares, totalizando 4.964 MW1 com um FC médio de 22,0% (últimos 12 meses).


O estado de MG teve a maior performance, 24,5%. A menor performance ocorreu nos parques da região sul, no estado de Santa Catarina, com 11,6%. Cabe ressaltar que este parques em Santa Catarina possuem capacidade instalada menores que 1 MW e não estão enquadrados como Geração distribuída.


A fonte solar está presente em 16 estados , com a maior concentração na região 2 nordeste.





Fabricantes de Módulos


O custo desses equipamentos vem diminuindo ano a ano e sua eficiência na captação solar vem aumentando, assim como a potência pico, já passando dos 700 Wp. Outro avanço tem sido nos formatos bifaciais que permitem a captação da irradiação refletida no solo.


Em relação aos fabricantes de módulos, foram identificados 11 diferentes fornecedores. Atualmente, os 5 maiores são responsáveis pelo fornecimento de mais de 80% dos equipamentos em operação. Para saber onde estão localizados os complexos solares que operam com equipamentos de cada fabricante acesse nosso estudo completo e confira os infográficos no Dashboard.



Fabricantes de Inversores


O Inversor é o equipamento utilizado para converter a energia gerada pelos painéis de corrente contínua (CC), para correntes alternadas (CA). Os parques de grande escala, geralmente utilizam inversores centrais que possuem potências acima de 100 kWp (variando entre 1 e 5 MW). Outra função importante é o chamado rastreamento do ponto de máxima potência (MPPT), que assegura que instantaneamente o inversor extraia máxima potência dos módulos.


Em relação aos fabricantes de Inversores, foram identificados 11 diferentes fornecedores. Atualmente, os 5 maiores são responsáveis pelo fornecimento de mais de 80% dos equipamentos em operação. Para saber onde estão localizados os complexos solares que operam com equipamentos de cada fabricante acesse nosso estudo completo e confira os infográficos no Dashboard.




Fabricantes de Tracker


A função dos seguidores é aumentar o potencial de captação da energia solar, elevando portanto a eficiência da planta pela área ocupada. Os grandes ganhos de geração trazidos pela tecnologia compensam os custos adicionais comparados a estrutura fixa, sendo portanto vastamente utilizados nos parques de geração centralizada e até mesmo nas plantas de mini geração distribuída (acima de 75 kW), de potências maiores, construídas no solo.


Em relação aos fabricantes de tracker, foram identificados 8 diferentes fornecedores. Atualmente, os 4 maiores são responsáveis pelo fornecimento de mais de 90% dos equipamentos em operação. Para saber onde estão localizados os complexos solares que operam com equipamentos de cada fabricante acesse nosso estudo completo e confira os infográficos no Dashboard.



Considerações Finais


Este relatório é um estudo independente desenvolvido pelos analistas e engenheiros da ePowerBay, com a intenção de mostrar os maiores players do mercado de energia solar e todo o equipamento que está por trás.


Em caso de dúvidas, sugestões, críticas ou demandas, estamos à disposição para atendê-los.



Saiba Mais - Faça o Download deste Estudo




1 visualização
Posts Recentes
Editoriais