top of page
Últimas Novidades da Plataforma ePowerBay

Setor eólico prevê retomada do crescimento em 2027 com demanda de data centers e hidrogênio verde

  • Contato ePowerBay
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

Após um período de desaceleração nos investimentos, o setor eólico no Brasil vislumbra um novo ciclo de expansão a partir de 2027, impulsionado por duas grandes tendências: a explosão da demanda de data centers e o avanço dos projetos de hidrogênio verde no país. A previsão foi compartilhada por representantes da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) durante o Brazil Windpower 2024, que ocorreu recentemente no Rio de Janeiro.


A expectativa é que esses novos vetores energéticos criem uma demanda significativa por geração renovável, especialmente em polos como o Nordeste, que concentra os melhores recursos eólicos do país.


Fase de transição: o momento atual da eólica no Brasil


Apesar de o Brasil já contar com mais de 30 GW de capacidade instalada em eólicas, o setor atravessa um momento de ajuste, com redução no número de novas outorgas e projetos paralisados ou em espera, diante da saturação de linhas de transmissão e do ambiente regulatório ainda em adaptação ao novo contexto do setor elétrico.


Na plataforma da ePowerBay, essas tendências podem ser monitoradas em tempo real por meio da Ferramenta de Análise de Geração, que permite acompanhar a curva de crescimento dos projetos eólicos por estado, avaliar os entraves logísticos e cruzar dados com a disponibilidade da rede.


Captura de Tela da Ferramenta de Análise de Projetos da Plataforma ePowerBay
Captura de Tela da Ferramenta de Análise de Projetos da Plataforma ePowerBay

Data centers e H2V: o motor do novo ciclo


De acordo com a ABEEólica, os data centers e as plantas de hidrogênio verde (H2V) surgem como novos grandes consumidores de energia renovável no Brasil, com destaque para os estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia — regiões que, além de excelente potencial eólico, já concentram projetos de infraestrutura para atender a essa demanda.


Esses consumidores, muitas vezes com contratos de longo prazo e metas de descarbonização agressivas, estão dispostos a investir em soluções de autoprodução ou em contratos no Mercado Livre de Energia (ACL). Na Ferramenta de Identificação de Consumidores da ePowerBay, é possível mapear esses polos emergentes de carga, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, e analisar o perfil de consumo para antecipar movimentos de expansão.


Captura de Tela da Ferramenta de Identificação de Consumidores da Plataforma ePowerBay
Captura de Tela da Ferramenta de Identificação de Consumidores da Plataforma ePowerBay

Transmissão: gargalo e prioridade


Um dos principais obstáculos apontados pelos especialistas para a retomada mais imediata da expansão é a indisponibilidade de capacidade de escoamento da energia gerada nas regiões mais promissoras. O setor defende a realização de leilões de transmissão mais frequentes e com prazos de conclusão mais curtos.


A Ferramenta de Análise de Transmissão da ePowerBay permite simular diferentes cenários de ampliação da malha elétrica e identificar os trechos mais sensíveis para conexão de novos empreendimentos eólicos, cruzando dados de subestações, linhas e projetos em desenvolvimento.


Captura de Tela do Mapa da Plataforma ePowerBay
Captura de Tela do Mapa da Plataforma ePowerBay

Ambiente regulatório e investimentos


Outro ponto importante discutido no Brazil Windpower foi o desenho regulatório para contratos de longo prazo no mercado livre, fundamentais para viabilizar novos parques eólicos que terão a missão de atender consumidores com alta exigência de previsibilidade e sustentabilidade, como os data centers.


Perspectiva positiva, com desafios


Com base nos dados atuais e nas projeções de crescimento da demanda energética, o setor eólico brasileiro acredita que a partir de 2027 haverá uma nova onda de contratações e desenvolvimento de projetos, puxada por grandes consumidores e por compromissos climáticos corporativos. A transição para essa nova fase, no entanto, exigirá planejamento, infraestrutura e estabilidade regulatória.


A plataforma da ePowerBay segue como um hub estratégico de inteligência para apoiar agentes do setor na identificação de oportunidades, avaliação de riscos e modelagem de negócios em um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo.


🔗 Entre em Contato e saiba mais sobre como a ePowerBay pode transformar seus projetos em realidade

Comentários


Posts Recentes
Editoriais
bottom of page