top of page
Últimas Novidades da Plataforma ePowerBay

Mercado Livre atrai mais de 1.400 novos consumidores em setembro e consolida sua expansão no Brasil

  • Contato ePowerBay
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

O Mercado Livre de Energia (ACL) segue ganhando força e quebrando recordes no Brasil. Em setembro de 2025, 1.400 novas unidades consumidoras aderiram ao ambiente, segundo dados atualizados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O número representa um crescimento significativo na comparação com setembro de 2024 e confirma a consolidação de uma tendência que deve se intensificar nos próximos meses, com o avanço da abertura do setor elétrico.


O crescimento vem sendo puxado pela migração de consumidores do grupo A, principalmente empresas de médio porte com cargas entre 300 kW e 500 kW, que passaram a ter direito de escolha do fornecedor de energia desde janeiro deste ano.


Abertura de mercado e mudança de perfil


A nova leva de adesões reforça o movimento de democratização do mercado livre. Com o barateamento das tecnologias de medição e controle, além do avanço das comercializadoras com soluções mais acessíveis, empresas de setores como comércio, serviços, agronegócio e pequenas indústrias têm buscado contratos mais competitivos e previsíveis.


No painel da ePowerBay voltado ao monitoramento do ACL, é possível analisar os perfis desses novos consumidores por setor, estado, classe de consumo e data de migração. Essa segmentação permite que geradores, comercializadoras e integradores planejem suas estratégias de forma mais precisa, cruzando dados de carga com localização geográfica e infraestrutura de rede disponível.


Além disso, ferramentas como o Mapa Interativo da plataforma, permitem visualizar clusters de consumo, proximidade com subestações e ativos de geração já existentes, o que facilita o estudo de viabilidade para novos projetos e contratos por autoprodução.


Captura de Tela do Mapa da Plataforma ePowerBay
Captura de Tela do Mapa da Plataforma ePowerBay

Consumo em queda, base de clientes em alta


Apesar do aumento no número de consumidores, a CCEE registrou uma leve retração de 1,7% no consumo total de energia no ACL em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Essa queda está associada a fatores como condições climáticas mais amenas, menor ritmo de atividade industrial em determinados segmentos e ganho de eficiência energética em instalações mais modernas.


Ainda assim, o movimento de migração não se desacelera. Ao contrário, ele se intensifica com o amadurecimento regulatório e o avanço das tecnologias de gestão e comercialização de energia. A Ferramenta de Identificação de Consumidores da ePowerBay vem sendo amplamente utilizada por players do setor para encontrar oportunidades em regiões com maior densidade de empresas do grupo A e carga média atrativa.


Captura de Tela da Ferramenta de Identificação de Consumidores da Plataforma ePowerBay
Captura de Tela da Ferramenta de Identificação de Consumidores da Plataforma ePowerBay

Comercializadoras ajustam a oferta para novos perfis


O perfil dos novos consumidores no mercado livre está forçando as comercializadoras a diversificar suas soluções. Além dos tradicionais contratos de longo prazo com energia incentivada, cresce a procura por:


  • Contratos híbridos com geração distribuída + ACL


  • Contratos de autoprodução via equiparação


  • Produtos com energia 100% renovável rastreada


  • Soluções com maior flexibilidade e cláusulas de proteção cambial


Na plataforma da ePowerBay, é possível visualizar quais comercializadoras atuam em cada estado, quais projetos estão disponíveis para equiparação e quais regiões contam com maior volume de migrações. A Ferramenta de Análise Regional de Demanda também permite acompanhar essas movimentações em tempo real, embasando decisões de marketing, expansão e prospecção de novos contratos.


Captura de Tela da Ferramenta de Análise do Mercado Cativo da Plataforma ePowerBay
Captura de Tela da Ferramenta de Análise do Mercado Cativo da Plataforma ePowerBay

Perspectivas e próximos passos


Com a abertura total do mercado prevista para consumidores de baixa tensão nos próximos anos, a expectativa é de que a base de clientes do ACL ultrapasse 45 mil unidades consumidoras até o final de 2026. O movimento deve estimular investimentos em novos empreendimentos de geração renovável, infraestrutura de rede, digitalização e serviços personalizados.


Para acompanhar esse crescimento, a ePowerBay continua desenvolvendo soluções que integram dados regulatórios, operacionais e comerciais em um único ambiente, facilitando a análise de risco, a visualização de oportunidades e o planejamento estratégico.


🔗 Entre em Contato e saiba mais sobre como a ePowerBay pode transformar seus projetos em realidade


Posts Recentes
Editoriais
bottom of page