Geração Distribuída: Evolução da Minigeração no Brasil em Outubro de 2021
No dia 18/08/2021 foi aprovado na câmara dos deputados o PL 5.829/2019, que cria o Marco Legal da Geração Distribuída. O PL passará a regulamentar o ambiente de GD no Brasil, que desde sua criação foi regulado por Resoluções Normativas da ANEEL, sendo a 482 de 2012 a que estabeleceu as condições gerais para o acesso de plantas de GD aos sistemas de distribuição de energia elétrica, o sistema de compensação de energia elétrica, e outras providências.
A ePowerBay acompanhou o mercado de GD e utilizou dados disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em sua página da web - BI – ANEEL Geração Distribuída - para realizar um estudo que auxilie os players a mitigar os riscos e realizar análises preliminares para auxiliar na tomada de decisão.
Este presente estudo se refere à entrada em operação das Plantas de Minigeração (maiores que 75 kW) no mês de referência, bem como faz uma análise global deste mercado.
O estudo é disponibilizado mensalmente, sempre analisando o mês anterior conforme os dados disponibilizados pela ANEEL. Ao leitor, é possível realizar uma comparação entre o presente estudo e a Minigeração no Brasil em Setembro de 2021.
1. Resumo do Mercado de Minigeração Distribuída
Minigeração Distribuída é uma central de geração de energia renovável com potência entre 75KW e 5MW que deve ser conectada à rede de distribuição através de instalações de unidades consumidoras.
A potência total acumulada até o mês de referência é de 1.401,5 MW, sendo a maior parte de plantas maiores que 1 MW (534,4 MW).
O estado de Minas Gerais possui a maior potência instalada, 370,3 MW.
Acesse o ranking pela Plataforma ePowerBay (somente assinantes).
2. Ranking por Minigeração x UF
O presente ranking mostra os estados que tiveram maior potência instalada no mês de referência.
Acesse o ranking pelo seguinte Dashboard
Minas Gerais inseriu mais 8,15 MW com um total de 10 novas plantas. As maiores plantas estão localizadas no município de Ibiá (2,5 MW) e foram enquadradas como Geração na Própria UC.
3. Tarifa de Energia - B3
Disponibilizamos no sistema informações de Tarifas de energia B3 (fornecimento de tensão inferior a 2,3 kV) para as distribuidoras, concessionárias e permissionárias.
Os valores que serão apresentados no estudo completo se referem às tarifas vigentes homologadas pela ANEEL. A alíquota de PIS/COFINS é 5,5% e a de ICMS varia por estados, considerando o consumidor comercial com consumo acima de 200 kWh/mês.
No valor da tarifa cheia não estão contemplados: Taxa de Iluminação Pública e o adicional de Bandeira Tarifária
4. Novas Soluções para Geração Distribuída da ePowerBay
A busca por regiões com alto potencial para novos projetos de Geração Distribuída é um desafio para os desenvolvedores e é uma tarefa que consome bastante tempo de trabalho.
Isso porque, é necessário analisar os projetos em operação na região, indicadores de irradiação solar, pontos de conexão e tensão de barramentos e linhas de distribuição.
Para um projeto de geração distribuída ser competitivo, as informações técnicas dos traçados das linhas de distribuição, carregamento, barramentos e transformadores têm de ser precisos.
Obter o conhecimento destas informações reduz o tempo de trabalho e de solicitação de informação junto a distribuidora e aumenta a competitividade do projeto.
Baixe nosso estudo completo sobre geração distribuída e a evolução da minigeração no Brasil com todos os dados e gráficos.
Nós da ePowerBay oferecemos diversas soluções específicas para auxiliá-los
nestes desafios (plataforma web, estudos e relatórios).
Para mais informações, entre agora em contato conosco através do site ePowerBay ou no e-mail: comercial@epowerbay.
댓글