Ranking Operacional Eólico - maio/19
As informações operacionais referentes ao mês de maio de 2019 foram divulgadas pela CCEE e a equipe do ePowerBay compilou-as e as divulga neste resumo. O Ranking traz informações técnicas dos projetos, histórico de operação, bem como os proprietários e os fornecedores de equipamentos.
Os 10 parques com melhor performance estão localizados no estado da Bahia e pertencem às empresas: Omega Energia (4 parques), Enel Green Power (3 parques), CER Energia, Brookfield e AES Tietê (ambos com 1 parque).
Os parques da Omega Energia, pertenciam a CER Energia que foi a desenvolvedora do complexo. A CER ainda é proprietária de 2 parques pertencentes ao complexo, Laranjeira 9 (presente no ranking) e Laranjeiras 3.
O parque mais eficiente no mês foi Ventos de São Abrão - 66,42%.
Os Infográficos podem ser acessados de forma dinâmica através da plataforma, pelo caminho BI -> Dashboard ->Class (Generation Centralized) & Dash Select (Brazilian Electrical Matrix).
Análise Parque Eólico Ventos de São Abraão
Parque Ventos de Santo Abraão de propriedade da Enel Green Power entrou em Operação em Teste dia 24/01/2018 e em Operação Comercial dia 29/06/2018. A TUST atualizada para o Ciclo de 2019/2020 é de 7,095 R$/kW.
As informações podem ser visualizadas na plataforma ePowerBay na guia Legal.
Disponibilizamos para nossos clientes uma nova função, que permite pesquisar a participação acionária das empresas por projeto, direto com o banco de dados da ANEEL.
Quando se pesquisa o projeto através da plataforma, pela guia Performance, pode se comparar o desempenho do parque em relação aos vizinhos, neste caso foram comparados os 05 parques mais próximos.
Verificou-se que este parque teve a melhor performance em relação aos demais, durante todo período em que esteve em operação.
Os parques próximos são também de propriedade da Enel Green Power. Totalizando 113,9 MW, com um FC médio de 57,75% e uma TUST média (ciclo 2019-2020) de 6,4 R$/kW.
Observação: Apesar do parque São Judas ter o maior FC nominal, verificou-se pela curva de geração apresentada, que pode estar apresentando problemas operacionais. Um fator interessante é que este parque opera com turbinas Siemens (SWT 84 - 2,3 MW) enquanto os demais operam com turbinas Vestas (V110 - 2,0 MW).
Nova ferramenta disponibilizada na Plataforma
Baseado no que estamos observando da operação dos parques no mercado e pela demanda solicitada por nossos clientes, disponibilizamos na plataforma um novo dashboard, que irá auxiliar na análise dos projetos, possibilitando a comparação da geração Vs. o que foi vendido ou Vs. a garantia física do projeto.
Nesta primeira etapa, já disponível na plataforma, é possível comparar a geração, no período de operação em teste e operação comercial. Também é possível encontrar as principais informações do projetos, tais como informações do cluster, empresa, conexão e contrato.
Os Infográficos podem ser acessados de forma dinâmica através da plataforma, pelo caminho BI -> Dashboard ->Class (Generation Centralized) & Dash Select (Brazilian Electrical Matrix- Energy Accounting).
As baixas contratações nos últimos leilões, bem como a estratégia dos players em negociar total ou parcialmente a energia dos projetos no ambiente livre tem nos motivado a desenvolver ferramentas que auxiliem na analise de projetos e oportunidades no mercado livre, que tem um enorme potencial de crescimento e no qual as renováveis certamente terão espaço.
Entre em contato com nossa equipe.
O desenvolvimento das ferramentas contidas na plataforma são feitas baseados em nossa experiência de mercado e na demanda de nossos clientes.
O Objetivo da plataforma é conectar os agentes tornando a negociação mais eficaz e transparente possível.
Tem interesse em conhecer mais?
Cadastre-se Gratuitamente.
Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio.
Comments