top of page

(MLE) - Ranking - Fevereiro 2023



Este ranking tem como objetivo apresentar as Comercializadoras, Consumidores Livres e Especiais que mais negociaram energia no mês de referência.


A CCEE (câmara de comercialização de energia) publica mensalmente as informações de contabilização do mercado de energia, via relatórios em .pdf e planilhas em excel.


O presente estudo é produzido pela equipe do ePowerBay e se baseia nos dados de contabilização referentes ao mês de Fevereiro/2023.


Ranking Comercializadoras


Este ranking apresenta as comercializadoras que mais negociaram energia no mês de referência, levando em consideração Compra e Venda. Apresentamos também dados das comercializadoras varejistas com maior volume de contrato e número de unidades consumidoras.


De acordo com os dados, estavam registradas 492 comercializadoras na CCEE neste mês, um número 4,9% maior que em março de 2022. Foram criadas 23 novas comercializadoras em 12 meses, média de mais de 1,9 por mês. No último mês não foram criadas novas comercializadoras.



Ranking Comercializadoras Varejistas


Em nº de unidades consumidoras, destaques para:

  • AES (377);

  • EDP Smart (366);

  • Copel (136).

Em volume contratado, destaques para:

  • EDP Smart (69,7 MWm);

  • Matrix (41,4 MWm);

  • AES (35,8 MWm).

Ranking Consumo - Livre e Especial


Este ranking tem como objetivo apresentar o mercado de consumo de energia no Brasil (ACL e ACR), focado nos Consumidores Livres e Especiais que mais negociaram energia no mês de referência. São utilizados para o estudo dados publicados pela CCEE no Infomercado mensal.


No mês estavam registrados na CCEE, 9.292 consumidores especiais e 1.973 consumidores livres, um crescimento de 3,6% de consumidores especiais e 65,9% para consumidores livres (últimos 12 meses).



Abertura do Mercado de Média e Alta Tensão


Em 27/09/2022 foi publicada a Portaria Normativa nº 50/GM/MME, que entrou em vigor em 01/11/2022.

Esta portaria prevê a abertura do mercado de energia elétrica para todos os consumidores do Grupo A .

De acordo com a portaria fica definido que:

  • A partir de 1º de janeiro de 2024, os consumidores classificados como do Grupo A, nos termos da regulamentação vigente, poderão optar pela compra de energia elétrica a qualquer concessionário, permissionário ou autorizado de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional.


  • Os consumidores com carga individual inferior a 0,5 MW, no exercício da opção de que tratam os arts. 15 e 16 da Lei nº 9.074, de 7 de julho de 1995, serão representados por agente varejista perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE.


Com essa medida, a expectativa é que estejam aptos para aderirem ao mercado livre, mais de 110 mil consumidores.


Desenvolvemos novas ferramentas que permitem a prospecção de consumidores com perfis aptos a migrar para o ML. Assim como nos demais produtos desenvolvidos pela ePowerBay, nosso objetivo com a esta nova solução é entregar aos nossos clientes uma ferramenta que integre as informações de mercado e traga respostas mais ágeis para as tomadas de decisão.


275 visualizações

Comentarios


Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page