top of page

Investimentos do Setor Eólico 2018/2022

Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise estatística dos valores de custos declarados no REIDI de 2018 a 2022. As relações de custos obtidas não indicam causa, eficiência ou ganho econômico, apenas mostram como valores podem diferenciar quando olhamos através de diferentes perspectivas.


Acesse agora a versão resumida:

Investimentos do Setor Eólico

O Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura (REIDI) é um incentivo fiscal que consiste na suspensão da incidência do PIS e COFINS sobre as aquisições de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos novos, prestação de serviços e materiais de construção para viabilizar a realização de empreendimentos estruturantes.


No Brasil, os projetos de geração de energia possuem uma variedade de peças e equipamentos importados, sendo bastante voláteis ao dólar americano e a sua variação cambial em relação ao real. A cotação do dólar americano para cada projeto foi considerada de acordo com a data de assinatura da portaria do REIDI.


Para descontar a inflação e a variação cambial entre o dólar e o real, os valores apresentados nesta análise foram convertidos de real brasileiro para dólar americano com a data de assinatura da portaria do REIDI sendo considerada no câmbio de cada projeto e em seguida sendo calculado para o Valor Presente Líquido - VPL (Real Value of Money) para o mês de janeiro de 2022, para evitar disparidades de diferença cambial entre projetos de diferentes anos.


A análise apresentada não considera a complexidade das obras civis dos projetos, acordos comerciais entre players, ou qualquer outro fator além dos dados publicados pela ANEEL ou pelo MME, sendo um relatório de característica analítica e não conclusiva.


Projeto Enquadrados no REIDI


De 2018 a 2022 o MME enquadrou 1.125 projetos de geração de energia no REIDI, que corresponde a 44,9 GW de capacidade instalada das fontes eólica, hídrica, solar fotovoltaica e térmica.


O gráfico abaixo mostra a potência total (eixo primário) e o investimento total (eixo secundário) para os projetos enquadrados no REIDI de 2018 a 2022, para todos os projetos do mercado livre (ACL).



Para acessar mais informacões, faça o download do estudo resumido:

Investimentos do Setor Eólico

Este estudo analisa os dados de projetos eólicos enquadrados no REIDI de 2018 a 2022, com as seguintes perspectivas:

  • Localização

  • Sistema de Conexão (nível de tensão e tipo de conexäo)

  • Empresas Investidoras

  • Fabricantes de Aerogerador

  • Modelos e características técnicas de turbinas eólicas

  • Relação de Fabricantes com Empresas Investidoras

Para acessar a versão completa, assine a plataforma ePowerBay:

https://www.epowerbay.com/contato
21 visualizações
Editoriais
Posts Recentes
bottom of page