top of page

Entenda o que é um comercializador varejista

No setor de energia elétrica, o Mercado Livre de Energia (MLE) permite que as empresas possam negociar diretamente a compra e venda de energia elétrica. No entanto, para a maioria das empresas, o processo pode ser complexo e desafiador. Diante disso, surgiu o serviço de comercializador varejista no Mercado Livre de Energia. A seguir será possível descobrir qual a sua função e qual tipo de negócios são oferecidos.


O que é um comercializador varejista?

Trata-se de uma empresa ou agente que atua como intermediário entre as empresas consumidoras e os geradores de energia elétrica no Mercado Livre de Energia. Essa função visa, principalmente, facilitar o acesso ao mercado de energia elétrica, oferecendo serviços de compra e venda de energia elétrica, além de gerenciamento de contratos e risco, entre outros serviços.


Essa modalidade de comercialização de energia é uma oportunidade para empreendimentos que buscam reduzir custos com energia elétrica, uma vez que possibilita a negociação direta com os geradores e a escolha da melhor oferta de preço e qualidade de energia elétrica.


Além disso, os comercializadores varejistas também oferecem trabalhos de gestão de risco de mercado, como a elaboração de estratégias de proteção contra oscilações de preço, permitindo que as empresas possam se planejar de forma mais assertiva e mitigar os riscos envolvidos nesse mercado.


Crescimento

Conforme divulgado pelo relatório da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o número de agentes consumidores aumentou significativamente e o uso de energia elétrica no Mercado Livre de Energia cresceu mais de 7% no último ano. Isso mostra que há um grande potencial de crescimento para o mercado de comercializadores varejistas no Mercado Livre de Energia.


Atualmente existem registradas na CCEE 36 comercializadoras com perfil varejista e elas representam 1.445 consumidores.




A partir de 2024, todos os consumidores conectados em média e alta tensão poderão acessar o mercado livre e a estimativa é de que mais de 100 mil unidades possam comprar energia direto das comercializadoras.



Regras para atuação no Mercado

Para atuar como comercializador varejista no Mercado Livre de Energia, as empresas precisam estar cadastradas na CCEE e possuir uma estrutura operacional e técnica adequada. Além disso, é importante que a empresa tenha uma equipe especializada em energia elétrica, com conhecimentos em mercado financeiro, regulação, estratégias de negociação e gestão de risco.


Vantagens

Existem alguns benefícios que tornam o processo mais eficiente, com auxílio de um comercializador varejista, como, por exemplo:


  • Redução de custos, negociando diretamente com os geradores de energia elétrica;

  • Flexibilidade maior e auxílio na hora de levar em considerações fatores importantes como preço, qualidade, origem e impacto ambiental;

  • Auxílio na gestão de riscos, ajudando na tomada de decisões e relação a compra e venda da energia elétrica;

  • Tranquilidade na elaboração e negociação dos contratos, tendo a cerca que está sendo cumprindo as obrigações contratuais, com alguém que entende do assunto.


Com isso, percebe-se que o comercializador varejista no Mercado Livre de Energia é um intermediário que atua na compra e venda de energia elétrica, oferecendo serviços de gestão de risco, gerenciamento de contratos, análise de mercado, entre outros serviços. Esse modelo de comercialização de energia elétrica não para de crescer no Brasil e você precisa estar bem informado sobre o assunto. Para acompanhar mais notícias como essa, nos siga nas redes sociais: @epowerbay_br. E não se esqueça que a ePowerBay é a melhor opção para impulsionar o crescimento de um empreendimento, através de dados e números do setor, auxiliando na captação de novos clientes.


224 visualizações

Comments


Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page