24 de mai de 20232 min

(MLE) - Ranking - Março 2023

Este ranking tem como objetivo apresentar as Comercializadoras, Consumidores Livres e Especiais que mais negociaram energia no mês de referência.

A CCEE (câmara de comercialização de energia) publica mensalmente as informações de contabilização do mercado de energia, via relatórios em .pdf e planilhas em excel.

O presente estudo é produzido pela equipe do ePowerBay e se baseia nos dados de contabilização referentes ao mês de Março/2023.

Ranking Comercializadoras

Este ranking apresenta as comercializadoras que mais negociaram energia no mês de referência, levando em consideração Compra e Venda. Apresentamos também dados das comercializadoras varejistas com maior volume de contrato e número de unidades consumidoras.

De acordo com os dados, estavam registradas 499 comercializadoras na CCEE neste mês, um número 6,4% maior que em abril de 2022. Foram criadas 30 novas comercializadoras em 12 meses, média de mais de 2,5 por mês. No último mês foram criadas 07 novas comercializadoras.

Baixe o relatório completo aqui.

Ranking Comercializadoras Varejistas

Em nº de unidades consumidoras, destaques para:

  • AES (382);

  • EDP Smart (374);

  • Matrix (137).

Em volume contratado, destaques para:

  • EDP Smart (72,1 MWm);

  • Matrix (43,2 MWm);

  • AES (35,6 MWm).

Ranking Consumo - Livre e Especial

Este ranking tem como objetivo apresentar o mercado de consumo de energia no Brasil (ACL e ACR), focado nos Consumidores Livres e Especiais que mais negociaram energia no mês de referência. São utilizados para o estudo dados publicados pela CCEE no Infomercado mensal.

No mês estavam registrados na CCEE, 9.310 consumidores especiais e 2.111 consumidores livres, um crescimento de 3,3% de consumidores especiais e 75,5% para consumidores livres (últimos 12 meses).

Baixe o relatório completo aqui.

Abertura do Mercado de Média e Alta Tensão

Em 27/09/2022 foi publicada a Portaria Normativa nº 50/GM/MME, que entrou em vigor em 01/11/2022.

Esta portaria prevê a abertura do mercado de energia elétrica para todos os consumidores do Grupo A .

De acordo com a portaria fica definido que:

  • A partir de 1º de janeiro de 2024, os consumidores classificados como do Grupo A, nos termos da regulamentação vigente, poderão optar pela compra de energia elétrica a qualquer concessionário, permissionário ou autorizado de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional.

  • Os consumidores com carga individual inferior a 0,5 MW, no exercício da opção de que tratam os arts. 15 e 16 da Lei nº 9.074, de 7 de julho de 1995, serão representados por agente varejista perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE.

Com essa medida, a expectativa é que estejam aptos para aderirem ao mercado livre, mais de 110 mil consumidores.

Desenvolvemos novas ferramentas que permitem a prospecção de consumidores com perfis aptos a migrar para o ML. Assim como nos demais produtos desenvolvidos pela ePowerBay, nosso objetivo com a esta nova solução é entregar aos nossos clientes uma ferramenta que integre as informações de mercado e traga respostas mais ágeis para as tomadas de decisão.

    74