Ranking Operacional Energia Eólica e Solar: Fevereiro de 2023
Com as novas informações operacionais referentes ao mês de fevereiro de 2023 divulgadas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE); a equipe do ePowerBay compilou e as divulga neste Ranking operacional de energia eólica e energia solar, que traz:
· Informações técnicas: Fator de Capacidade (FC), Potência e Garantia Física;
· Proprietários dos Parques;
· Fornecedores de equipamentos: Turbina, módulos, inversores e trackers.
Estavam em Operação 908 parques eólicos totalizando 25.806 MW, com um FC de 39,7% (últimos 12 meses), sendo o estado da Bahia com melhor desempenho com 43,3% de FC.
Em relação à fonte solar, estavam em operação 259 parques solares, totalizando 8.163 MW (últimos 12 meses) com um FC médio de 22,7%.
O estado da Bahia teve a maior performance, com FC médio de 26,1%.
Observando o histórico dos últimos 12 meses de operação destas duas fontes (EOL e UFV), verificou-se que o mês de junho de 2022 foi o de menor eficiência para a solar e de abril de 2022 para a eólica. Já o mês de setembro de 2022 foi o melhor para as duas fontes.
No mês de fevereiro de 2023, observou-se um aumento na eficiência para as duas fontes, quando comparado com o mês anterior.
Ranking Operacional Energia Eólico e Solar
Parques Solares
Os 20 parques mais eficientes totalizam 805,6 MW e um FC médio de 34,64%, sendo que todos operaram acima de 33,72%. Dos 20 parques, 09 estão conectados na rede básica e 11 na rede de distribuição.
O parque mais eficiente foi o São Pedro II (35,57%), de propriedade da Atlas Energia.
Os parques com as melhores performances estão localizados nos estados da Bahia e Minas Gerais, sendo assim distribuídos por empresa:
Essentia Energia (08 parques);
Elera (03 parques);
Atlas Energia (02 parques);
Total Eren (02 parques);
EDF/Omega (02 parques);
Canadian (02 parques);
Ibitu Energia (01 parque);
Parques Eólicos
O FC médio, dos 20 parques, foi de 65,08%, sendo que todos operaram acima de 61,56% de eficiência, eles totalizam 630,1 MW. Dos 20 parques, 2 estão conectados na rede de distribuição. O parque Ventos de Santo Abraão, foi o mais eficiente, com FC de 73,76%. Os parques operam com turbinas Vestas (16), GE (02) e Siemens Gamesa (02).
Os parques com as melhores performances estão todos localizados no estados da BA sendo eles pertencentes às empresas:
Enel (15 parques);
EDP Renováveis (02 Parques);
Engie (01 parque);
Echoenergia (01 parque);
Rio Energy (01 Parque).
Para uma análise mais profunda de cada parque de energia e seus desempenhos, acesse o nosso estudo completo.
Velocidade do vento
Tomando como referência o melhor parque do mês, conectado na rede básica (Ventos de Santo Abraão), pode ser encontrado no infográfico:
Média mensal: 9,17 m/s (12 meses);
Velocidade média máxima mensal: 11,63 m/s (julho 2022);
Velocidade máxima horária: 22,19 m/s (25/04/2022 - 11 horas);
A ePowerBay possui uma sólida base de dados com milhares de projetos de energia renovável no Brasil, informações sobre Subestações da rede básica e de distribuição, indicações de vento e irradiação solar, além de outras ferramentas úteis para você que busca oportunidades no mercado de energia.
Disponibilizamos um estudo que faz o acompanhamento do mercado nos últimos 12 meses, bem como, também analisa o player com maior quantidade de projetos no último mês.
Baixe o Relatório Agora e obtenha mais informações sobre a energia eólica e energia solar.
A versão completa do estudo está disponível para download na plataforma, com exclusividade para os assinantes. Acesse também por aqui!
A Plataforma ePowerBay
O desenvolvimento das ferramentas contidas na plataforma são feitas baseados em nossa experiência de mercado, bem como, na demanda de nossos clientes. Portanto, o objetivo da plataforma é conectar os agentes, tornando a negociação mais eficaz e transparente possível. Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio. Tem interesse em conhecer mais? Cadastre-se gratuitamente aqui! Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio. Entre em contato com nossa equipe.
Comments