top of page

Primeiro semestre de 2023 tem crescimento na matriz elétrica brasileira

O setor energético brasileiro teve um promissor início de ano, marcado por um notável avanço na capacidade instalada de geração de energia elétrica. Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil registrou um acréscimo de 5,1 GW no primeiro semestre de 2023, impulsionando a matriz energética do país para novos horizontes.


Com um total de 193,9 GW disponíveis para operação comercial, as fontes renováveis se destacaram, representando 83,64% deste total. Os números alcançados correspondem a 49,97% da meta de crescimento estabelecida pela ANEEL para o ano, que é de 10,3 GW.


Entre as usinas que entraram em operação comercial nos últimos seis meses, as fontes eólica e solar foram protagonistas, somando 2,3 GW e 2,2 GW, respectivamente. Por sua vez, as termelétricas, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e centrais geradoras hidrelétricas também contribuíram para o cenário, com um total de 521,4 MW, 121,5 MW e 11,4 MW, respectivamente.


O mês de junho trouxe um incremento de 538,1 MW à matriz elétrica brasileira, sendo que 239,4 MW foram instalados apenas no estado do Rio Grande do Norte. Além disso, ao longo do primeiro semestre de 2023, 18 estados das cinco regiões do país receberam novas usinas, com destaque para a Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Piauí.






Esse crescimento significativo na matriz elétrica demonstra o compromisso do Brasil com o desenvolvimento de fontes de energia limpa e renovável, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e para a segurança energética do país.


Na ePowerBay, estamos atentos a essas transformações no setor e orgulhosos de fazer parte desse cenário promissor. Nossa plataforma oferece soluções inteligentes e inovadoras para o mercado de geração de energia, proporcionando maior eficiência e vantagens competitivas para nossos clientes. Acesse agora mesmo nosso marketplace e conheça nossas soluções. Para saber mais sobre esse assunto e outras novidades do setor, acesse nossas redes sociais: @epowerbay_br.






269 visualizações

Comentários


Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page