top of page
Imagem ML Horizontal.jpg

Geração Distribuída: Evolução do Mercado e Ferramentas para Prospecção de Áreas - Maio/23


Este presente estudo se refere à entrada em operação das Plantas de Minigeração (maiores que 75 kW) no mês de referência, bem como faz uma análise global deste mercado.


Como as plantas de GD, não necessitam de DROs, Outorgas, Concessões ou Autorizações, os dados disponibilizados pela ANEEL, são os fornecidos pelas distribuidoras de energia e podem apresentar diferenças entre o que de fato está operando e o que está informado no sistema.


Em função deste aspecto, a periodicidade deste estudo é mensal, sempre olhando para o mês anterior, visto que os dados disponibilizados pela ANEEL podem alterar em função de dados lançados com datas anteriores.


1. Mercado atual da geração distribuída


A potência total acumulada até o mês de referência é de 21.510 MW, sendo agora a maior parte das plantas no estado de São Paulo, totalizando 2.932 MW, passando Minas Gerais, que agora possui 2.873,6 MW.


Dentre os municípios do Brasil, Florianópolis é o que possui maior potência de GD instalada, sendo 854,5 MW e 36.602 unidades de consumo.





Analisando a evolução anual em 2022, verifica-se que até o mês atual, a potência instalada foi de 3.270,5 MW. Até o presente mês, entraram em operação cerca de 297 mil usinas, totalizando 21.510,2 MW de potência.



Pare ter acesso ao estudo completo, baixe aqui.


2. Ferramenta para Prospecção de Áreas


A nova legislação prevê a valoração dos custos e benefícios da microgeração e minigeração distribuída na rede, compreendendo as componentes de geração perda, transmissão e distribuição, fazendo-se crucial o conhecimento de:


Características físicas e técnicas dos alimentadores e equipamentos;

● Carga conectada e carregamento das redes;

● Porcentagem de perdas técnicas e não técnicas;


Com as novas regras da Garantia de Fiel Cumprimento, à qual estarão sujeitos os projetos de Minigeração com potência maior que 500 kW, as informações técnicas dos traçados das linhas de distribuição, carregamento, barramentos e transformadores têm de ser precisas. Uma vez que agora é necessário o condicionamento de valores no processo de Solicitação de Acesso.


Desta forma, para o desenvolvimento de projetos de geração distribuída que pretendem se conectar em média tensão é essencial conhecer os alimentadores e a região de interesse.


Pensando na melhoria e maior facilidade de busca, a equipe da ePowerBay desenvolveu uma ferramenta de prospecção das áreas e alimentadores com maior potencial.


Na ferramenta de prospecção é possível visualizar:


● Mapa de Correntes;

● Mapa de Subestações;

● Mapa de Irradiação;

● Mapa da Geração Distribuída;

● Mapa de Visão Geral da Rede.



Nós da ePowerBay oferecemos diversas soluções específicas para auxiliá-los

nestes desafios (plataforma web, estudos e relatórios).

Para se manter atualizado sobre geração distribuída ou de mais informações, entre agora em contato conosco através do site ePowerBay ou no e-mail: comercial@epowerbay.


18 visualizações
Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page