Evolução do Mercado de Geração Distribuída Julho de 2022

Mercado atual da geração distribuída


O mercado atual da Geração Distribuída teve um total acumulado de 11.534 MW no mês de julho de 2022.


Dentre os estados brasileiros, Minas Gerais lidera o ranking com uma capacidade instalada de 1.927 MW, seguido por São Paulo e Rio Grande do Sul, ambos com mais de 1 MW de capacidade instalada (como demonstra o gráfico a seguir).



Dentre as modalidades de geração, as plantas de microgeração (capacidade instalada < 75KW) representam a maior parte do mercado, com cerca de 9.675MW e representando cerca de 84% da potência instalada (tabela com mais detalhes disponível para assinantes).


No dia 07/01/2022 foi publicada no Diário Oficial da União a Lei 14.300 de 6 de Janeiro de 2022, que institui o Marco Legal da Geração Distribuída. Foram dois anos de tramitação e seu desenvolvimento envolveu agentes privados do setor, representantes das distribuidoras e do setor regulatório. Buscando manter a viabilidade dos empreendimentos e atender as exigências dos agentes de distribuição.


A Lei passa a regulamentar o ambiente de GD no Brasil instituindo além do marco legal da microgeração e minigeração distribuída, o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) e o Programa de Energia Renovável Social (PERS).


Para tornar as coisas mais claras ao leitor, a equipe da ePowerBay realizou um estudo que traz as principais mudanças, com a nova lei, na geração distribuída de energia renovável; como está o mercado atual; soluções inovadoras; e um estudo de caso para mostrar dados da geração distribuída na prática.




2. Ferramenta para Prospecção de Áreas


A nova legislação prevê a valoração dos custos e benefícios da microgeração e minigeração distribuída na rede, compreendendo as componentes de geração perda, transmissão e distribuição, fazendo-se crucial o conhecimento de:


Características físicas e técnicas dos alimentadores e equipamentos;

● Carga conectada e carregamento das redes;

● Porcentagem de perdas técnicas e não técnicas;


Com as novas regras da Garantia de Fiel Cumprimento, à qual estarão sujeitos os projetos de Minigeração com potência maior que 500 kW, as informações técnicas dos traçados das linhas de distribuição, carregamento, barramentos e transformadores têm de ser precisas. Uma vez que agora é necessário o condicionamento de valores no processo de Solicitação de Acesso.


Desta forma, para o desenvolvimento de projetos de geração distribuída que pretendem se conectar em média tensão é essencial conhecer os alimentadores e a região de interesse.


Pensando na melhoria e maior facilidade de busca, a equipe da ePowerBay desenvolveu uma ferramenta de prospecção das áreas e alimentadores com maior potencial.


Na ferramenta de prospecção é possível visualizar:


● Mapa de Correntes;

● Mapa de Subestações;

● Mapa de Irradiação;

● Mapa da Geração Distribuída;

● Mapa de Visão Geral da Rede.



3. Estudo de Caso: Mogi das Cruzes (SP)


De forma a demonstrar a eficiência da ferramenta foi realizado um estudo de conexão de uma planta de GD de 3 MW no alimentador RBCU 1313 descrito na primeira posição. A seguir são apresentadas informações sobre a subestação e equipamentos - SE Brás Cuba


● 2 Transformadores (88/13,8 kV - 60 MVA)

130TRBCU00019 - 24/07/1988 (60 MVA);

130TRBCU00029 - 24/07/1988 (60 MVA);


O Infográfico a seguir representa o sistema de distribuição local, mostrando o carregamento médio do transformador e dos alimentadores. Também é possível observar o carregamento mensal e valores máximos.



Para um projeto de geração distribuída ser competitivo, as informações técnicas dos traçados das linhas de distribuição, carregamento, barramentos e transformadores têm de ser precisos.


Obter o conhecimento destas informações reduz o tempo de trabalho e de solicitação de informação junto a distribuidora e aumenta a competitividade do projeto.


O desenvolvimento destas ferramentas buscam auxiliar os players a mitigar os riscos e realizar análises preliminares para auxiliar na tomada de decisão. Acompanhamos os aspectos técnicos e regulatórios para analisar os impactos causados no setor e com isso auxiliar nossos clientes da melhor forma possível.


Para saber mais detalhes sobre a atualização da lei e suas consequências, baixe nosso estudo completo sobre geração distribuída: acesso à rede de distribuição com todos os dados, gráficos, cases e soluções.


Nós da ePowerBay oferecemos diversas soluções específicas para auxiliá-los

nestes desafios (plataforma web, estudos e relatórios).

Para se manter atualizado sobre geração distribuída ou de mais informações, entre agora em contato conosco através do site ePowerBay ou no e-mail: comercial@epowerbay.


48 visualizações
Posts Recentes
Editoriais