Geração Distribuída: Evolução da Minigeração no Brasil em Novembro de 2021



No dia 18/08/2021 foi aprovado na câmara dos deputados o PL 5.829/2019, que cria o Marco Legal da Geração Distribuída. O PL passará a regulamentar o ambiente de GD no Brasil, que desde sua criação foi regulado por Resoluções Normativas da ANEEL, sendo a 482 de 2012 a que estabeleceu as condições gerais para o acesso de plantas de GD aos sistemas de distribuição de energia elétrica, o sistema de compensação de energia elétrica, e outras providências.


A ePowerBay acompanhou o mercado de GD e utilizou dados disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em sua página da web - BI – ANEEL Geração Distribuída - para realizar um estudo que auxilie os players a mitigar os riscos e realizar análises preliminares para auxiliar na tomada de decisão.


Este presente estudo se refere à entrada em operação das Plantas de Minigeração (maiores que 75 kW) no mês de referência, bem como faz uma análise global deste mercado.


O estudo é disponibilizado mensalmente, sempre analisando o mês anterior conforme os dados disponibilizados pela ANEEL. Ao leitor, é possível realizar uma comparação entre o presente estudo e a Minigeração no Brasil em Outubro de 2021.



1. Resumo do Mercado de Minigeração Distribuída


Minigeração Distribuída é uma central de geração de energia renovável com potência entre 75KW e 5MW que deve ser conectada à rede de distribuição através de instalações de unidades consumidoras.


A potência total acumulada até o mês de referência é de 1.408,5 MW, sendo a maior parte de plantas maiores que 1 MW (534,4 MW).


O estado de Minas Gerais possui a maior potência instalada, 373,2 MW.






Acesse o ranking pela Plataforma ePowerBay (somente assinantes).



2. Ranking por Minigeração x UF


O presente ranking mostra os estados que tiveram maior potência instalada no mês de referência.






Acesse o ranking pelo seguinte Dashboard



O Mato Grosso inseriu mais 4,41 MW com um total de 11 novas plantas. As maiores plantas estão localizadas no município de Rosário Leste (1,9 MW) e foram enquadradas como Geração na Própria UC. Enquanto São Paulo ficou em segundo lugar com 0,99 MW




3. Tarifa de Energia - B3


Disponibilizamos no sistema informações de Tarifas de energia B3 (fornecimento de tensão inferior a 2,3 kV) para as distribuidoras, concessionárias e permissionárias.


Os valores que serão apresentados no estudo completo se referem às tarifas vigentes homologadas pela ANEEL. A alíquota de PIS/COFINS é 5,5% e a de ICMS varia por estados, considerando o consumidor comercial com consumo acima de 200 kWh/mês.


No valor da tarifa cheia não estão contemplados: Taxa de Iluminação Pública e o adicional de Bandeira Tarifária



Saiba Mais – Faça o Download deste Relatório Completo



4. Novas Soluções para Geração Distribuída da ePowerBay


A busca por regiões com alto potencial para novos projetos de Geração Distribuída é um desafio para os desenvolvedores e é uma tarefa que consome bastante tempo de trabalho.


Isso porque, é necessário analisar os projetos em operação na região, indicadores de irradiação solar, pontos de conexão e tensão de barramentos e linhas de distribuição.


Para um projeto de geração distribuída ser competitivo, as informações técnicas dos traçados das linhas de distribuição, carregamento, barramentos e transformadores têm de ser precisos.


Obter o conhecimento destas informações reduz o tempo de trabalho e de solicitação de informação junto a distribuidora e aumenta a competitividade do projeto.


Baixe nosso estudo completo sobre geração distribuída e a evolução da minigeração no Brasil com todos os dados e gráficos.


Nós da ePowerBay oferecemos diversas soluções específicas para auxiliá-los

nestes desafios (plataforma web, estudos e relatórios).

Para mais informações, entre agora em contato conosco através do site ePowerBay ou no e-mail: comercial@epowerbay.


154 visualizações
Editoriais
Posts Recentes