Ranking das Comercializadoras Verdes Energia Incentivada - Maio 2019

Os assuntos relacionados a energia verde estão cada vez mais presentes no cenário atual, ainda mais se tratando do Brasil, abundante em energia derivadas de fontes renováveis.

 

Prova da abundância de geração de energia proveniente de fontes renováveis é a matriz elétrica brasileira. Observa-se um crescimento nas contratações em Leilões de energia no Ambiente Regulado, em contratos de energia no Mercado Livre, bem como uma crescente implantação de projetos de Geração Distribuída.

 

Veja as matérias relacionadas aos temas:

 

Resultado A-4 2019

 

Acompanhamento ACL - 1ª semestre 2019

 

Geração Distribuída - Acesso a rede de Distribuição

 

 

Uma das razões para o crescimento das renováveis foi o incentivo dado pelo o governo para os empreendimentos com base em fontes solar, eólica, biomassa e hidráulica, que oferece um percentual da redução aplicado às tarifas de uso dos sistemas elétricos de transmissão e de distribuição (TUSD/TUST).

 

A evolução e a diversificação da matriz elétrica brasileira estão representadas nos próximos gráficos, atualmente estamos com uma potência aproximada de 161.5 GW, indo para 178 GW no ano de 2023. Os principais responsáveis serão os empreendimentos de fontes eólicas, térmicas a gás e solar.

 

 

 

Além dos incentivos governamentais, o mercado também esta criando alguns benefícios, como a emissão do certificado de energia Verde e do Selo Energia Verde.

 

Este é um programa de certificação da bioeletricidade, que tem justamente o objetivo de incentivar e ampliar a participação da bioeletricidade na matriz elétrica do Brasil.

 

 

 

A iniciativa do programa é da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), com a entidade parceira, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e entidade apoiadora Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL).

Atualmente este programa já envolve 70 usinas, 11 comercializadoras e 1 consumidor.

 

As comercializadoras certificadas são: BTGCapitaleDeltaEcomElectraQuantum, NovaPacto, Safira, Votener WX.

 

 

Esse certificado acaba refletindo no número de trading de energia Incentivada. No ranking das 10 maiores comercializadoras do mês de maio, três delas estão certificadas com o selo verde, que são BTG, Votener e Quantum.

 

 

No mês de maio a Brookfield foi quem mais comprou e vendeu energia incentivada, foram 502 MW médios em compra e 463 MW médios em vendas.

 

Buscando complementar os conhecimentos do mercado de energia, o ePowerBay e a Quantum Energias estão iniciando uma parceria para produzir conteúdos, agregar bancos de dados e auxiliar os agentes tanto do lado da geração quanto da comercialização.

 

A Quantum é uma comercializadora independente que busca fornecer a solução mais eficiente para seus clientes e parceiros (comercial@quantumenergias.com.br).

 

GESTÃO DE CLIENTES | GESTÃO DE GERADORES

 

Interface com a CCEE, ONS e ANEEL, acompanhamento diário da geração, orientação na comercialização de energia através de estudos de nossa área de risco.

 

    www.epowerbay.com                            www.quantumenergias.com.br

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Marketplace & Inteligência de Mercado

Banner Site 240x400.jpg

ePowerBay

MarketPlace of 

Renewable Energy Projects

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon