Ranking Comercialização Energia - Abril 2018


A comercialização de energia no Brasil é realizada em dois mercados: o Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e o Ambiente de Contratação Livre (ACL). Todos os contratos, sejam do ACR ou do ACL, têm de ser registrados na CCEE, e servem de base para a contabilização e liquidação das diferenças no mercado de curto prazo.

O crescimento do mercado livre tem atraído muitas comercializadoras e atualmente estão cadastradas 234 na CCEE. O volume de trading destas empresas em abril de 2018 apresentou um aumento de mais de 40% se comparado abril de 2017. Essa evolução pode ser explicado pela entrada de novos players, do maior apetite do setor financeiro e das empresas estrangeiras.

No mês de abril de 2018 foram negociados 62,5 GWm em compras e 52,2 GWm em vendas. As cinco maiores comercializadoras de energia negociaram mais de 8 GWm de compra, dentre elas estão as empresas Engie, Votorantim Energia, Banco BTG, EDP e CPFL Brasil. Os dados apresentados nos infográficos foram retirados da CCEE (Infomercado).

A maior parte da energia negociada foi Convencional (CONV), proveniente de fontes hidrelétricas e termoelétricas. Essa energia não dá desconto na TUST/TUSD (tarifa de transporte ou transmissão/distribuição de energia) e tem maior liquidez no mercado livre de energia frente às energias incentivadas.

A fonte incentiva I 5 (50% de desconto na TUST/TUSD), foi a segunda com maior volume de negociações.

A energia incentivada é proveniente de fontes alternativas (biomassa, solar, eólica e PCHs). O incentivo vem na forma de desconto na transmissão de energia realizada pela concessionária e o desconto é aplicado tanto para a geração quanto para o consumo deste tipo de energia. Cada fonte de energia tem um percentual diferente de desconto na TUST/TUSD, que pode ser 0% (I 0), 50% (I 5), 80% (I 8) ou 100% (I 1).

A comercializadora que mais negociou no mês foi a Engie, a seguir é apresentado o histórico dos últimos 12 meses.

Buscando complementar os conhecimentos do mercado de energia, o ePowerBay e a Quantum Energias estão iniciando uma parceria para produzir conteúdos, agregar bancos de dados e auxiliar os agentes tanto do lado da geração quanto da comercialização.

A Quantum é uma comercializadora independente que busca fornecer a solução mais eficiente para seus clientes e parceiros (comercial@quantumenergias.com.br).

GESTÃO DE CLIENTES | GESTÃO DE GERADORES

Interface com a CCEE, ONS e ANEEL, acompanhamento diário da geração, orientação na comercialização de energia através de estudos de nossa área de risco.

www.epowerbay.com www.quantumenergias.com.br


Banner Site 240x400.jpg
Posts Recentes
Arquivo