[A-4 2018] Competição pela Conexão e o Ranking dos Projetos


Dia 4 de Abril irá ocorrer o primeiro leilão de energia nova em 2018, apesar de não serem esperadas grandes contratações, este pleito será de grande importância para a continuidade do processo que foi reiniciado em 2017. Também já anunciado para ocorrer em agosto, o leilão A-6 que contará com grande parte dos projetos cadastrados e habilitados no A-4, por ter maior horizonte irá representar grandes perspectivas ao setor.

Por esses motivos, o entendimento sobre os pontos críticos como conexão e os projetos que são mais eficientes, levam a uma melhor avaliação do comportamento dos competidores nos leilões. Considerando todos os dados publicados sobre Cadastramento, DRO, Margem de Escoamento, Edital do Leilão e Garantia Física, é possível através da Plataforma ePowerBay, estimar a competição pelos pontos de conexão e relacionar os projetos mais competitivos para a disputa deste leilão.

DRO: Despacho de Requerimento de Outorga.

TUST/Dg: Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão/Distribuição.

GF: Garantia Física.

Considerando as 3 bases de dados correlacionadas, foram identificados 1.595 projetos (46,8 GW). A Nota técnica sobre a margem de escoamento, informa que foram solicitadas conexões em 187 pontos da rede básica (98 pontos na rede de distribuição refletem na rede básica). A capacidade de escoamento destes pontos é de 27,5 GW.

Para ilustrar parte dos resultados, a seguir são apresentados 2 infográficos, que indicam os pontos de conexão com maior competição, e os projetos mais competitivos para a disputa do leilão.


O ePowerBay tem acompanhado cada etapa do cronograma do leilão, de forma a obter a maior quantidade de informações e elaborar estudos que mais se aproximem da realidade do ambiente de negociação e com isso alcançar resultados com maior confiabilidade.

Estas informações são utilizadas nos estudos de competição pela conexão nos pontos de interesse e para a criação do ranking de competitividade dos projetos.

Possui projetos cadastrados e habilitados para a disputa no Leilão? O ePowerBay já realizou estudos em diversas regiões. Estes resultados podem auxiliar em suas análises de risco e ser um fator de extrema importância no momento do leilão.

Conheça os projetos que estão disputando o Leilão e o nível de competitividade na sua região.

Entre em contato com nossa equipe estamos prontos para auxilar até o ultimo momento.

Solicite o Estudo | contato@epowerbay.com | www.epowerbay.com

#mercado

Banner Site 240x400.jpg
Posts Recentes
Arquivo