[A-4 2018] Avanços nas Análises


No ultimo dia 18 de janeiro, conforme previsto pela portaria MME nº 465, de 30 de novembro de 2017, foram publicados pela ANEEL os Despachos 113, 114, 115 e 116, relativos as DROs dos projetos eólicos e fotovoltaicos elegíveis para disputa do Leilão de Energia Nova A-4 2018.

Dentre os Despachos citados, o DSP 114 e 116 dizem respeito aos projetos eólicos e fotovoltaicos da Renova, que de acordo com o texto, explicita que a "DRO perderá a eficácia caso a transferência do controle societário da Renova Energia S. A., nos termos do Despacho nº 3.572, de 24 de outubro de 2017, não ocorra até a data de habilitação técnica pela EPE dos empreendimentos para participação no LEN A-4/2018".

Tanto as informações de cadastramento quanto as publicações das DROs, são importantes, para que os estudos de competitividade pelos pontos de conexão sejam realizados com o maior nível de confiança.

Com os dados ja publicados pela EPE (projetos cadastrados) e pela ANEEL (DROs), observa-se que a grande maioria das informações estão contempladas nas duas base de dados.

Projetos Eólicos: 931 cadastrados e 859 com DROs (92%).

Os estados em que observam as maiores diferenças entre as bases de dados são Bahia e Piauí. Esta diferença pode se dar em função de projetos que já possuam outorgas ou que não conseguiram obter DRO na ANEEL.

Quando os estudos de competitividade pelos pontos de conexão são realizados, além de adicionadas outras bases de informação (TUST/TUSDg e Garantia Física) busca-se encontrar informações mais detalhadas sobre estas diferenças.

Projetos Fotovoltaicos: 620 cadastrados e 594 com DROs (96%).

Para os projetos fotovoltaicos, verifica-se que o Tocantins é o estado em que a diferença entre a base de dados é maior, seguido pela Bahia. De toda forma a diferença é menor e o motivo da diferença entre os dados são os mesmo informados para os eólicos.

Observa-se que para os projetos fotovoltaicos, existe uma diferença na divulgação das informações de potência, enquanto a EPE informa a potência dos inversores - MW (Corrente Alternada) a ANEEL informa a potência nos módulos - MWp (Corrente continua).

É usual em projetos solares que a relação entre MWp / MW seja entre 1.15 e 1.30 de forma a se obter a melhor relação custo x benefício entre os equipamentos.

As informações das DROs ja estão disponíveis na plataforma ePowerbay.

O ePowerBay acompanha os processos referentes aos leilões e fornece aos agentes as informações necessárias em cada fase, para que a tomada de decisão do empreendedor tenha seus riscos mitigados.

Saiba mais sobre nossos trabalhos e como podemos auxiliar-lo em cada etapa.

www.epowerbay.com | contato@epowerbay.com


Banner Site 240x400.jpg
Posts Recentes
Arquivo