[Leilão A-4 2017] - Estimativa de Competição pela Conexão no estado do Piauí - Estudo de caso

A equipe do ePowerBay tem realizado estudos para estimar a competição pelos pontos de conexão para o próximo leilão A-4 2017. Estas informações serão importantes para os empreendedores mensurarem o deságio necessário para a fase 1, que será por lance único.

Com o intuito de apresentar aos agentes parte destas análises, estamos publicando um estudo de caso realizado para o estado do Piauí.

 

1- Considerações sobre a Região Analisada

 

De acordo com a Nota Técnica do ONS NT 0118/2017 – LEN A-4/2017, no estado de Piauí, foram solicitadas conexões em 10 pontos, considerando Rede Básica, DIT, ICG e Distribuidoras. Destes pontos solicitados, 09 apresentaram margem escoamento e apenas Curral Novo do Piauí possui margem zero. A seguir são apresentadas as representações geográficas e técnicas dos pontos de conexão estudados e dos projetos na região.

2 - Projetos Cadastrados no Estado

 

A tabela que segue apresenta os números do cadastramento na EPE e das publicações relativas as TUST/TUSDg (ANEEL REH nº 2343 14 de novembro de 2017) e Garantia Física (MME PRT 359 e 360 de 30 de Novembro de 2017).

A partir destas informações os projetos foram identificados e adicionados a base de dados do ePowerBay.

 Os algorítimos contidos na plataforma realizam uma rotina de cálculo que buscam para cada projeto da base de dados, a Subestação mais Próxima e a Subestação com Margem mais próxima. Desta forma é feito o primeiro filtro para estimar onde os projetos podem ter solicitado conexão.

Com os resultados é feito um refinamento para os Barramentos, Subáreas e Áreas em função das especificidades de cada local. Observa-se que determinadas Subestações podem possuir diferentes níveis de tensão e as informações sobre os seccionamentos não são muito claras. Estes são os pontos analisados mais profundamente pela equipe do ePowerBay.

 

3 - Resultados

 

Baseados nas informações apresentadas é possível estimar o nível de competição para a região de interesse.

As células da tabela representadas em vermelho, indicam pontos onde a soma da potência dos projetos que deverão se conectar é maior que a margem remanescente de escoamento.

 

Estima-se que a região do Barramento São João do Piaui 230 kV, com margem de 80 MW, deva apresentar o maior nível de competição e, por consequência, afetará a Subárea que também apresenta 80 MW e a Área que possui 170 MW.

 

No Seccionamentos São João do Piauí - Sobradinho 500 kV, se observa um grande número de projetos eólicos, maior que a capacidade do seccionamento (850 MW), mas menor que a Subárea (1800 MW).

 

O estudo detalhado, contendo os projetos que deverão se conectar em cada ponto, suas respectivas Potências, Garantia Física, TUST/TUSDg e Fator de Capacidade estão contidos no relatório final desta análise.

 

O ePowerBay tem aperfeiçoado os recursos de inteligência de mercado, compilado informações e produzido conteúdos e relatórios, para auxiliar os agentes no entendimento dos processos envolvidos nos leilões. Desta forma estamos buscando construir um relacionamento duradouro com nossos parceiros, tornando a plataforma robusta, agregadora e trazendo vantagens competitivas aos agentes envolvidos nas negociações.

 

Possui projetos em regiões que ocorrerão disputas?

 

Gostaria de ter acesso a informações detalhadas das Subestações e dos possíveis concorrentes?

 

Contate nossa equipe e veja em que podemos auxiliá-los.

 

contato@epowerbay.com | epowerbay.com.br 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Marketplace & Inteligência de Mercado

Banner Site 240x400.jpg