[A-4 2017] Estimativa de Competição nos Pontos de Conexão


Nos últimos meses estão sendo observadas importantes movimentações no setor elétrico. Processos de compra e venda de projetos e preparações para os leilões que irão ocorrer no fim do ano, são os grandes responsáveis pelas atividades. A proximidade dos pleitos tem exigido grande esforços dos agentes e as estimativas de competição nos pontos de conexão serão de extrema importância.

Dos leilões previstos, o A-4 2017 é o que deverá apresentar maior competição, pois haverá uma etapa inicial com disputa pela conexão. De acordo com resultados prévios divulgados pela EPE (1), já foram inabilitados 27.8 GW, que representam 58% dos projetos cadastrados e a maior parte destas inabilitações se deram por falta de conexão.

Fig.1: Os projetos que no fim do processo forem habilitados irão concorrer pelas margens de escoamentos na Subestação, Subárea e Área da Rede (2), necessitando portanto avaliar o nível da competição em cada um destes locais.

Fig.2: Analisando estas informações e levando em consideração a proximidade dos leilões, a equipe do ePowerBay tem direcionado esforços para detalhar os pontos de conexão e identificar os projetos que estarão na disputa e desta forma estimar o nível de competição que estes irão enfrentar.

De acordo com a nota técnica da ONS sobre margem de escoamento (ONS NT 0118 2017 LEN A 4 2017), foram solicitadas conexões em 196 pontos da Rede Básica, DIT e ICG e mais 52 pedidos de acesso nas distribuidoras (3), conforme informado pelo ONS (4). Deste pontos, apenas 119 possuem margem para escoamento.

Para estimar a disputa nos pontos com Margem, utilizamos a plataforma ePowerBay, que possui recursos especificamente criados para calcular a distância entre os projetos e as Subestações. encontrando assim, os projetos que estarão competindo pelos pontos de conexão.

Foram considerados os 1447 (5) projetos que tiveram a TUST (Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão) ou TUSDg (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição da geração) publicados pela Resolução Homologatória Nº 2.343, de 14 de Novembro de 2017. Desta forma o sistema é capaz de informar para cada ponto pesquisado, os projetos próximos com expectativa de ser conectarem. Os projetos de CGH não constam na base de dados de CEG (6).

Os Projetos correspondentes aos CEGs disponíveis foram identificados e atualizados no banco de dados de nossa plataforma, desta forma foi possível refinar ainda mais as estimativas de competição.

A seguir é apresentado uma dos resultados de nosso sistema, tomando como exemplo a Subestação Viamão 3 no Rio Grande do Sul. Este é um dos 196 pontos de conexão mapeados e com informações disponíveis para auxiliar os agentes nas avaliações.

Fig. 3: De acordo com a nota técnica de margem de escoamento da ONS:

-SE Viamão 3 possui 570 MW de capacidade remanescente de escoamento no barramento de 230 kV;

-Possui 07 projetos do leilão A-4 próximos com possibilidade de se conectarem.

Temos aperfeiçoado os recursos de inteligência de mercado, compilado informações e produzindo conteúdos e relatórios, para auxiliar os agentes no entendimento dos processos envolvidos nos leilões. Desta forma buscamos construir um relacionamento duradouro com nossos parceiros e clientes e ainda tornando a plataforma robusta e agregadora, trazendo vantagens competitivas aos agentes envolvidos nas negociações.

Possuí projetos nas Regiões que ocorrerão disputas?

Gostaria de ter acesso a mais informações detalhadas das Subestações e de seus possíveis concorrentes?

Contate nossa equipe e descubra como podemos ajuda-lo

contato@epowerbay.com

(1) EPE_Workshop_LEN_2017

(2) CCEE_Workshop_LEN_2017

(3) Pedidos de acesso na rede de distribuição estão refletidos na Nota Técnica como Barramentos Candidatos (virtuais).

(4) ONS_Workshop_LEN_2017

(5) Deste 1447 projetos, 39 apesar de possuírem CEG, não constam na base de dado da ANEEL.

(6) A Lei n. 9.074/1995 determina que os empreendimentos de capacidade reduzida (< 5 MW) não dependem de autorização da ANEEL, então somente após a sua implantação é que devem ser comunicados ao Poder Concedente para serem registrados.


Banner Site 240x400.jpg
Posts Recentes
Arquivo