Qual o Investidor Ideal Para O Seu Projeto de Energia Renovável?


A princípio nós pensamos que os investidores são todos iguais, têm capital disponível e buscam qualquer tipo de investimento. A realidade não é esta.

Quando estamos no mundo dos negócios, percebemos que os investidores têm perfis diferentes e tomam decisões de acordo com seus critérios.

Para que o vendedor possa atingir o melhor valor de venda do seu projeto ele precisa mapear e conhecer todos os perfis de investidores, com quem ele dedicou bastante tempo e conversa nas negociações.

Os principais tipos de investidores em Energia Renovável

Os perfis de investidores podem ser divididos em 5 categorias:

  • Fundos;

  • Empresas familiares;

  • Distribuidoras;

  • Investidores institucionais (fundos de pensão e companhias de seguro);

  • Corretores;

Existe ainda uma subcategoria para esses investidores que são os advisors, que não são os donos dos projetos, mas têm a autorização dos proprietários para vendê-los. Neste caso, é importante para o vendedor saber aonde o investidor tem o capital de investimento disponível ou aonde eles precisam retornar ao investidor que eles representam para assegurar o comprometimento relativo ao projeto.

Uma análise dos perfis de investidores foi feita, com as principais características, a necessidade de alavancagem financeira e em qual estágio de desenvolvimento do projeto eles estão dispostos a investir.

Esta tabela serve como um guia ao vendedor de projeto. É importante salientar que cada investidor possui critério particular, portanto para cada categoria listada haverá um amplo critério de maneiras de como cada investidor lida com seus investimentos.

A compreensão de cada categoria listada na tabela ajudará os vendedores a buscar o comprador ideal com o valor ideal de seu projeto.


Banner Site 240x400.jpg
Posts Recentes
Arquivo