• afonsolugo

Ranking Operacional Eólico de 2019 - Região Sul

Na semana passada o ePowerBay publicou os rankings operacionais de projetos solares e projetos eólicos do ano de 2019. Confira nos links a seguir:


O ranking de projetos eólicos conta com projetos da região do Nordeste, pois a intensidade dos ventos é mais alta, principalmente na Bahia, estado em que estão localizados todos os 10 projetos com melhor rendimento em 2019.


Para dividir melhor os projetos eólicos de acordo com o regime de ventos, a equipe do ePowerBay divulga agora o Ranking Operacional Eólico das regiões Sul e Sudeste do ano de 2019.


O parque mais eficiente do ano de 2019 da região Sul/Sudeste foi o Galpões de 8,0 MW de propriedade da Eletrosul, que será detalhado neste estudo. Os 10 parques com melhor performance na região analisada estão localizados no estado do Rio Grande do Sul:



Confira a localização destes projetos na imagem a seguir.


Eletrosul

Cluster Livramento 2


O parque com melhor rendimento na região Sul/Sudeste foi o Galpões de 8,0 MW, de propriedade da Eletrosull e localizado no município de Santana do Livramento. O projeto teve um fator de capacidade médio de 45%.


Pertencendo ao mesmo cluster, o 2º colocado foi o Coxilha Seca de 30 MW com 44,0% e o 6º colocado foi o Capão do Inglês de 10 MW com 42,8% de fator de capacidade médio.


Na imagem a seguir é possível visualizar todos os projetos que fazem parte do cluster Livramento 2 e que se conectam no mesmo ponto de conexão citado no parágrafo anterior. Em destaque os 03 projetos no top 10 da região.



Atlantic Energias Renováveis

Cluster Marmeleiro 2


A Atlantic Energias Renováveis possui 06 parques eólicos entre os 10 de melhor rendimento na região.


O parque Aura Mirim IV que entrou em operação comercial em fevereiro de 2017 foi o 3º em 2019 com 43,3% de fator de capacidade médio.


Os projetos pertencem ao cluster Marmeleiro 2, que possui 207 MW de capacidade instalada total


Grupo NC

Corredor do Senandes II


O parque Corredor do Senandes II de propriedade do Grupo NC ocupa a 5º posição do ranking operacional com fator de capacidade médio de 42,9%


O projeto entrou em operação comercial em fevereiro de 2015 e opera com turbinas Alstom (GE) de 2,7 MW de potência, rotor de 122 metros de diâmetro e torres com 89 metros de altura.


Plataforma ePowerBay


O desenvolvimento das ferramentas contidas na plataforma são feitas baseados em nossa experiência de mercado e na demanda de nossos clientes.


O Objetivo da plataforma é conectar os agentes tornando a negociação mais eficaz e transparente possível. Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio.