top of page

Projetos Solares da Shell para o Mercado Livre

Projetos Solares da Shell para o Mercado Livre


A gigante anglo-holandesa Shell está investindo em energia solar no Brasil, e o assinante ePowerBay teve acesso aqui, em Maio deste ano ao relatório de “Projetos de Energia Renovável: Abril de 2020”, contendo informações privilegiadas e de acesso exclusivo a membros da plataforma.


Após o anúncio da construção de um empreendimento solar de 120 MW em Queensland, na Austrália, a empresa começa a desenvolver projetos solares em uma das regiões mais disputadas do Brasil. Concorrendo com as maiores empresas desenvolvedoras de projetos solares atuando no país.


Quer saber mais sobre os projetos solares da Shell? Então confira o restante da matéria:


Shell aposta em energia solar no Brasil


De acordo com uma notícia da Reuters, a “Shell está prestes a iniciar conversas com potenciais clientes para venda da produção futura de seus primeiros projetos solares no Brasil, que poderiam iniciar produção a partir de 2023”. O empreendimento citado na matéria possui 130 MW e está localizado em Minas Gerais. A executiva entrevistada no entanto, não quis divulgar o tamanho do portfólio de projetos solares da empresa. Todavia, segunda ela, possui um ‘tamanho Shell’, fazendo uma referência a importância da empresa no mercado mundial.


A empresa possui um outro empreendimento de mais de 460 MW pronto para construir, e busca compradores de energia para o mercado livre para a sua cartela de projetos. Até agora, os projetos têm sido desenvolvidos em Minas Gerais, em uma região muito disputada por desenvolvedores de projetos solares por ter bastante área disponível, alta irradiação e infraestrutura de transmissão e distribuição de energia para novos projetos.


As informações sobre estes projetos podem ser acessadas diretamente na plataforma ePowerbay, no relatório de “Mercados de Projetos: Abril de 2020” e neste estudo de acesso exclusivo a membros ePowerBay.


A Shell entra no mercado brasileiro concorrendo com outras gigantes do setor petrolífero: A Total, que adquiriu recentemente os complexos solares de BJL na Bahia e Dracena em São Paulo, e investiu em muitos projetos solares desenvolvidos mas sem outorga; E a Lightsource BP, que comprou 02 GW de projetos desenvolvidos da Enerlife.


Empreendimentos Solares


Até o momento (15 de junho de 2020) a Shell possui 02 complexos solares com despachos de DRO emitidos pela ANEEL:

  • Aquarii Solar de 130 MW em Brasilândia de Minas, MG

  • Barnard Solar de 467 MW em Várzea da Palma, MG

A imagem a seguir mostra a localização dos empreendimentos no Google Earth.



Ambos empreendimentos estão localizados em uma região onde a prospecção para o desenvolvimento de projetos solares aumentou demasiadamente nos últimos anos. Assim como, as emissões de despachos de DRO e outorgas por parte da ANEEL seguem crescendo, o que aumenta a preocupação com a infraestrutura de transmissão e distribuição de energia.


No relatório completo, o membro ePowerBay pode acessar o seguinte conteúdo:

  • Descrição dos empreendimentos;

  • Infraestrutura local;

  • Opções de conexão;

  • Projetos correntes;

  • Empresas concorrentes;

  • Operação dos projetos solares mais próximos;

  • Características de irradiação e produção solar dos projetos;


Todas estas informações podem ser acessadas diretamente na plataforma ePowerBay, que oferece aos desenvolvedores ou investidores informações técnicas detalhadas do projeto de interesse. Assim como, também oferecemos outras ferramentas de gestão de oportunidades, análise de concorrentes e disputa por conexão que serão abordadas em estudos futuros.


Se a sua empresa precisa de assessoria para analisar projetos, infraestrutura local, pontos de conexão, prospectar clientes para GD e mercado livre ou divulgar a sua empresa, não hesite em entrar em contato conosco e ver nossas soluções!



Plataforma ePowerBay


O desenvolvimento das ferramentas contidas na plataforma são feitas baseados em nossa experiência de mercado, bem como, na demanda de nossos clientes.


O ePowerBay é uma plataforma online de inteligência de mercado e marketplace de projetos que proporciona acesso fácil e confiável a diversas informações. Através de modernas ferramentas de consulta, assim como, análise do mercado de geração de energia centralizada e distribuída.



478 visualizações
Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page